<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Comunidade Pastoral de S. Romão e Guimarota em movimento

A criação de centros de vida cristã que dinamizem e agreguem as populações dos novos bairros urbanos parece ser o caminho necessário para que a mensagem e a proposta cristãs cheguem a todos. Há alguns anos que o problema vem sendo estudado na estratégia da vigararia de Leiria.

A criação da paróquia da Cruz da Areia foi o primeiro passo deste processo e, desde 2004, a zona urbana de S. Romão e Guimarota tem sido alvo de uma atenção especial. Nesta edição, fomos conhecer mais concretamente o movimento que ali se gera.

[Edição de 22 de Maio]

Edição 4708 – 22 de Maio

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | 2008-05-23 | |

Concurso de Espantalhos, Feira Rural, Encontro da Pedra, Feira de ATL, FIABA e Feira Medieval “Batalha Real de 1385”

Bem podemos dizer que a vila da Batalha não vai ter tempo para respirar nos próximos quatro fins-de-semana. A programação cultural e de animação tem propostas para todos os gostos. Apresentamos aqui um resumo, deixando para a última página aquela que promete ser a mais grandiosa: a Feira Medieval.

[Leia a notícia completa na edição de 22 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

“Vitalidade cultural” nas Caldas da Rainha

A cidade das Caldas da Rainha quer estar no mapa dos circuitos nacionais dos espectáculos e dos acontecimentos relevantes, com o Centro Cultural e Congressos (CCC), inaugurado no dia 15 de Maio pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que o considerou “a expressão da vitalidade cultural da cidade.”

O grande auditório é a referência principal de um edifício construído com bom gosto, ostentando no seu interior um dos maiores palcos do país, com a dimensão de 600 metros quadrados, incluindo espaços multifunções que proporcionam efeitos visuais e acústicos que primam pela diferença. A curiosidade desta sala é que pode ser amovível, reduzindo ou aumentando a área de espectáculo, com as bancadas amovíveis que podem ser substituídas por um palco central.

[Leia a notícia completa na edição de 22 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Bênção dos finalistas de 2008

Devido ao processo de Bolonha, as escolas superiores de Leiria registam um numero acrescido de finalistas, o que levou os organizadores da Bênção dos finalistas a programarem duas celebrações diferentes. A primeira aconteceu no passado sábado.

Centenas de estudantes finalistas, da Escola Superior de Artes e Design, Escola Superior de Educação e Instituto Superior de Línguas e Administração concentraram-se para a celebração da já tradicional Bênção de Finalistas, uma cerimónia presidida por D. António Marto, Bispo da Diocese de Leiria – Fátima.

A Bênção foi vivida e testemunhada por familiares e amigos dos estudantes., uma moldura humana que encheu o espaço da sé, o qual se tornou pequeno para acolher todos os participantes. Os finalistas pediram a bênção de Deus…uma bênção muito desejada, porque a vida não vai parar! Esta foi, aliás, a ideia vincada ao longo de toda a celebração, com a repetição do mote: “Que tudo aquilo que vivemos até hoje nos lance para o futuro”.

Foi um momento deveras importante para todos, de certo modo, o fim do percurso académico e o início de um novo ciclo com a entrada no mercado de trabalho. Um dia cheio de emoções que fizeram crescer a nostalgia. Amizades que fizemos e bons momentos partilhados, semanas académicas, as noitadas…a chegada marcada com as praxes, pois que também fomos caloiros.

Fecha-se um capítulo da nossa vida… abre-se um outro. No próximo dia 31 de Maio, terá lugar mais uma celebração, com a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Campeão do Mundo em Leiria

Um salto para a proximidade. Antes de entrar em prova, na Taça da Europa de Atletismo, o campeão do mundo de pista coberta, Nelson Évora, vai estar na cidade do Lis, para promover o LeiriAtlhetics (LA), cujo objectivo é aproximar o atletismo da população e, simultaneamente, convidá-la a encher o Estádio Municipal de Leiria, nos dias 21 e 22 de Junho.

Carlos Lopes (2005), Rosa Mota (2006), Fernanda Ribeiro (2007) e agora Nelson Évora, os atletas portugueses que têm dado a cara pelo LA. “Esperamos que seja campeão este ano [Jogos Olímpicos – Pequim 2008], para fazermos o pleno de atletas olímpicos”, gracejou o técnico regional da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, e técnico nacional de marcha, Carlos Carmino.

Depois de ter participado na edição inaugural, em 2005, que serviu para promover a Taça da Europa, o campeão do mundo do triplo salto regressa à cidade do Lis, para participar no LA e ainda para melhorar o 4º lugar que obteve há três anos, na Taça da Europa. “O Nelson Évora vai estar no LeiriAthletics, mas não para competir”, adiantou Carlos Carmino, no decorrer da conferência de imprensa de apresentação do LA (ver caixa).

Perspectivando ainda a participação do atleta, entre outros, nos Jogos Olímpicos (JO), o técnico referiu que “o Nelson Évora é dos poucos, com a Naide Gomes e Vanessa Fernandes, candidato a medalhas.”

Apesar de contactado pel’O Mensageiro, não foi possível obter, até ao fecho desta edição, qualquer declaração do atleta português.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

A fé ao serviço das pessoas


A estrutura organizativa da Igreja foi pioneira na relação de proximidade. Desde cedo ganharam relevância e dinamismo as igrejas locais, as comunidades paroquiais e locais, que permitiram uma acção evangelizadora mais pessoal e mais de acordo com as especificidades de cada zona geográfica. A mensagem foi e é sempre a mesma. A forma de a levar “até aos confins do mundo” tem-se adaptado às mutações da evolução social e histórica.

Depois da Revolução industrial, o crescimento das cidades e zonas urbanas tem sido um dos principais desafios às estruturas tradicionais. A paróquia territorial, tal como a conhecemos, está a sofrer transformações que de dia para dia requerem uma revisão e uma atenção particular. Na maioria das vezes o crescimento urbano faz-se com a fixação de pessoas que vêm das zonas rurais e que são portadoras de vivência religiosa acentuada. Na cidade, o anonimato e a falta de referências podem levar ao abandono da sua prática de vida cristã. Importa, por isso, apostar na proximidade. Importa que os serviços e as propostas cristãs sejam visíveis, dinâmicas e de alguma forma apareçam como proposta efectiva. Para tanto, a criação de novos centros de vida cristã é o caminho a seguir pelas paróquias urbanas, criando uma rede de acção que não esqueça ninguém nem nenhuma zona.

Leiria é um exemplo claro desta necessidade. Em poucos anos a população da cidade cresceu de forma galopante. E a paróquia, que fora sempre una, com o centro na Sé de Leiria, passou a deparar-se com a dificuldade de chegar a todos os lados. Requeria-se um esforço desmesurado, e surgiam os problemas relacionados de estar em todo o lado, por vezes até de estar onde mais era necessário. A criação de centros de vida cristã que dinamizassem e agregassem as populações dos bairros entretanto criados parecia ser o caminho necessário para que a mensagem e a proposta cristã chegassem a todos. Há alguns anos que o problema vinha sendo falado, estudado e fazia parte da estratégia da vigararia. A criação da paróquia da Cruz da Areia foi o primeiro passo de um processo que é mais alargado e mais vasto. Desde 2004, a zona urbana de S. Romão e Guimarota, é alvo de uma atenção especial, tendo sido nomeado para a mesma um responsável pastoral.

Para lá das estruturas físicas e jurídicas a preocupação centra-se no âmbito da vida e da criação de relações interpessoais. Foi sempre essa, aliás, a preocupação da Igreja. A Mensagem do Evangelho é acima de tudo uma proposta para as pessoas e para a sua vida; mais que serviços estruturais, resposta a burocracias sociais ou eclesiais, a Igreja pretende ajudar as pessoas, oferecer uma mais valia às suas vidas. O ser humano, a pessoa, estão acima de qualquer estrutura. Por isso, todo o trabalho que se faça deverá estar sujeito a este valor máximo, de modo a que as estruturas surjam como consequência lógica e necessária.

Nesta edição quisemos dar conhecimento do que se vai fazendo na zona concreta de S. Romão e Guimarota. Move-nos o desejo de ajudar os residentes para que mais facilmente possam alimentar a fé.

[Edição de 22 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Vida com Esperança

A Semana da Vida está aí, não para ser preenchida com iniciativas que aqueçam o coração e que desapareçam da mesma forma como chegaram, mas para se tornar transversal a todas as canseiras, corridas e inquietações do quotidiano. A Semana da Vida é mais do que um tempo de reflexão e de oração.

É, essencialmente, uma injecção de paz e de sabedoria para cada um.

[Edição de 15 de Maio]

Edição 4707 – 15 de Maio

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | 2008-05-16 | |

Festival Cistermúsica

De 17 de Maio a 10 de Junho, o concelho de Alcobaça recebe o XVI Festival de Música – Cistermúsica 2008 – este ano dedicado ao tema “A Era das Catedrais”. Esta temática, sempre presente pelo facto de o festival se realizar, desde a primeira edição, no Mosteiro de Alcobaça, surge agora com mais acuidade devido à eleição recente do Monumento como uma das “7 Maravilhas de Portugal”. Assim, “A Era das Catedrais” serve de fio condutor para os nove concertos que vão percorrer todas as épocas e estilos, da Idade Média aos dias actuais, e que reúne a aposta em novos valores e em formações nacionais e internacionais de grande qualidade.

Os espectáculos vão decorrer em vários espaços característicos do Mosteiro de Alcobaça, tais como a Nave Central, o Refeitório, o Celeiro, pois pretende-se também dar a conhecer algumas das mais belas salas deste Monumento Património da Humanidade. Para além destes, haverá um concerto para crianças no Dia Mundial da Criança (1 de Junho) no Cine-Teatro e outro no Mosteiro de Cós (também monumento cisterciense). Destaque ainda para a apresentação de um livro, da autoria de José Alberto Vasco, com tudo o que foi dito e escrito nos 15 anos de realização do Cistermusica.

Este festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Alcobaça, sendo Alexandre Delgado o director artístico.

Mais informações em www.cistermusica.com.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Música em Leiria “a preto e branco”

A 26ª edição do Festival Música em Leiria foi apresentada, em conferência de imprensa, no passado dia 12 de Maio. Organizado pelo Orfeão de Leiria, o festival decorrerá de 3 de Junho a 3 de Julho, com 13 espectáculos a percorrer várias salas em Leiria, Pombal, Marinha Grande, Porto de Mós e Batalha.

A programação deste ano assenta na música para instrumentos de teclas (“a preto e branco”), como explica Miguel Sobral Cid, director artístico do evento: “O piano, o paradigmático instrumento que domina o repertório musical desde a segunda metade do século XVIII ao presente, conhece aqui maior evidência, quer como instrumento solista, quer integrando agrupamentos de câmara. Mas outros instrumentos de tecla são também aqui destacados, em particular o órgão e o cravo, que, sendo mais antigos do que o piano, mantêm igualmente nos dias de hoje um significativo dinamismo, designadamente através das novas obras que lhes vão sendo especificamente dedicadas. Por outro lado, num entendimento mais lato do conceito de teclado, caberá ainda a referência a instrumentos como as marimbas e outros idiofones, cuja disposição das lâminas encontra uma correspondência directa com o teclado do piano”.

Prosseguindo a estratégia de captação de públicos mais jovens, o Música em Leiria 2008 apresentará como proposta mais arrojada “A flauta quase mágica”, com recursos pouco convencionais na música clássica, misturando-lhe “teatro e arte digital plena de humor”. Também a difusão de jovens artistas será uma aposta continuada, com o prémio “Jovens Músicos”, tal como o estímulo da prática e fruição musicais com a participação dos Corais do Orfeão de Leiria e outras formações da Escola de Música da instituição promotora do festival.

Mais informações em www.orfeaoleiria.com.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

ADLEI contesta portagens e pede estação TGV em Leiria

A direcção da ADLEI congratulou-se com o anúncio feito pelo Governo, sobre o lançamento de um conjunto de obras rodoviárias que, quando realizadas, irão contribuir para melhorar a competitividade da região e aproximar mais as suas vilas e cidades, viabilizando a constituição dum espaço de coesão económica e social identificado com a concebida região da AMLEI. Aquela associação manifestou também a sua satisfação por ver confirmada a Região de Turismo Leiria-Fátima, como pólo de desenvolvimento turístico, depois de ter sido anunciada a sua extinção.

A ADLEI associou-se, porém, à insatisfação manifestada pelo Senhor Presidente da Câmara da Batalha, António Lucas, no que respeita à eventualidade do pagamento de portagem na anunciada variante da Batalha e à incompreensão da Senhora Presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, no que se refere às portagens que o Governo quer fazer pagar, no troço que vai ligar a A8 à A1 (IC36). Neste contexto a direcção da ADLEI manifestou toda a disponibilidade para se associar, se for entendido útil e necessário, a qualquer movimento que vise eliminar tais portagens, à semelhança do que se passa noutras zonas do país.

Sobre o traçado do TGV, e face aos diferentes entendimentos que têm vindo a público, a ADLEI manifestou o seu contentamento, por saber que é intenção do Governo e particularmente do seu ministro de Obras Públicas, Mário Lino, de garantir uma estação do comboio de alta velocidade, que sirva a região de Leiria.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Representa CEP na Alemanha

O “Katholikentag” (Assembleia dos Católicos) é uma espécie de grande congresso dos Católicos alemães que aborda temas de religião, teologia e espiritualidade, mas também questões sociais, éticas e políticas.

Realiza-se de dois em dois anos e vai já na 97ª edição. Participam neste evento católicos de todas as condições: eclesiásticos, leigos, representantes de movimentos e de todas as instituições católicas, representantes da política e da sociedade.

O programa inclui mais de 1.000 actividades: celebrações, colóquios, conferências, seminários, espectáculos, arte, oração, workshops, concertos, meditação, exposições, actividades diversas.

Este ano, o Katholikentag realiza-se na Cidade de Osnabrück, de 21 a 25 de Maio, e tem já mais de 20 mil pessoas inscritas. Além disso terá muitas actividades, abertas a muitas outras pessoas que podem participar espontaneamente.

Para além dos católicos alemães são também convidadas personalidades de outros países. É neste contexto que irá participar o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Representará a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) neste grande evento da Igreja católica, participando nalgumas celebrações, actos oficiais e diversos colóquios.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Diocese celebra Corpo de Deus

No próximo dia 22 de Maio, celebra-se a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A celebração deste ano é enriquecida por estar em sintonia com a preparação do 49º Congresso Eucarístico Internacional, que terá lugar de 15 a 22 de Junho, no Quebec (Canadá), sob o tema “Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo”.

A celebração diocesana terá lugar em Leiria, com a Eucaristia, às 16h00 no jardim de Santo Agostinho. Seguir-se-á a procissão com o Santíssimo Sacramento para o adro da Sé, com participação das filarmónicas. A procissão realiza-se pelo trajecto que vai do Jardim referido até ao adro da Sé, passando pelas seguintes ruas: Largo de Infantaria 7, Rua Tenente Valadim, Largo Alexandre Herculano, Praça Goa Damão e Diu, Largo 5 de Outubro, Largo das Forças Armadas, Rua da Vitória e Largo da Sé. Terminará, como habitualmente, com a Bênção do Santíssimo.

Por ter sido incumbido pela Conferência Episcopal Portuguesa para a representar numa actividade eclesial na Alemanha, Dom António Marto estará ausente e será substituído por Dom Serafim, bispo emérito da Diocese, que presidirá às celebrações.

Todos os agentes pastorais são convidados a participar de forma mais activa, especialmente os ministros extraordinários da comunhão, os acólitos e, onde a houver, a confraria ou irmandade do Santíssimo. Sugere-se que as bandeiras das paróquia também sejam trazida, para serem levadas na procissão.

Para proporcionar maior consciência da pertença à Igreja diocesana, todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados, são convidados a participar na celebração diocesana. Por isso, na tarde desse dia, não deve haver outras acções pastorais nas paróquias e, mesmo de manhã, é de evitar que se celebre a Primeira Comunhão das crianças ou outras iniciativas que, na prática, dificultem a participação na celebração em Leiria.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Rumo ao EURO 2008


Rui Patrício, 20 anos, é um dos eleitos do seleccionador nacional, Luiz Filipe Scolari, para o EURO 2008, onde vai encontrar o seu antecessor no Sporting, Ricardo. Natural do Souto da Carpalhosa, Leiria, o guarda-redes começou a época como terceira opção nos “leões”, mas rapidamente passou a primeira. Segue-se a final da Taça de Portugal, frente ao Porto, no dia 18 de Maio, antes de voar para a Áustria e Suiça.

[Entrevista na edição de 15 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

ACJ Leiria vice-campeã nacional

A ACJ – Associação de Cultura e Juventude de Leiria sagrou-se vice-campeã nacional da II divisão de voleibol feminino, na fase final, que decorreu na cidade do Lis – Pavilhão Municipal dos Pousos. Na final, foi afastada do título pela equipa da Senhora da Hora (Matosinhos), que venceu por 3-1, com os parciais de 25/23, 20/25, 32/30 e 25/15.

“O sonho comanda a vida” e a ACJ ainda acalenta esperanças em subir de divisão, seguindo, assim, as pisadas da equipa nortenha. Com a A1 – primeira divisão – incompleta, por desistência de uma das equipas, abre-se uma vaga, que deverá ser ocupado por uma da A2, a qual ficará com um lugar disponivel, que deverá ser ocupado pela equipa leiriense, na qualidade de vice-campeã nacional da II divisão. “A Federação Portuguesa de Voleibol garantiu-nos que subimos, mas enquanto não virmos isso no papel, não ficamos descansados”, adiantou o treinador, José Albino.
Numa época em que a equipa “superou as expectativas”, o objectivo em 2008/09 passa pela “manutenção” na A2, onde a competitividade aumenta, tal como as despesas. “Ainda temos que falar com a direcção, mas sabemos que há abertura por parte do clube” para se reunirem condições.

Apesar de Leiria não ter tradição no voleibol, José Albino espera que a equipa consiga levar mais público aos pavilhões, dando assim continuidade ao registado na fase final, que contou com um pavilhão bem composto, “coisa rara no concelho.”

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

O segredo da felicidade

Ao longo desta semana a Igreja propõe uma reflexão serena e pacífica sobre a vida e seu valor. Num tempo e numa sociedade em que a vida parece ser desvalorizada em favor de interesses económicos, políticos e individuais, surge uma reflexão que vai ao âmago da existência e da felicidade humanas. O desespero, o desencanto e a desmotivação vão-se implantando nas nossas conversas e nas nossas análises sobre o futuro. O quadro parece ser cada vez mais negro e a esperança vai morrendo em cada um de nós.

Ao propor-nos a esperança como motor da vida, como vitamina para o vivente, a Igreja está a oferecer uma porta de saída para muitas das situações perturbantes com que hoje nos debatemos. Por outro lado, importa que a esperança seja entendida também ela no seu justo valor e sentido. Não falamos de uma esperança que se esgota ou que está condenada ao desespero, no dia e no momento em que as contrariedades batem à porta. Muito menos se fala de uma esperança que se assemelhe às promessas eleitoralistas ou às euforias de momento, proclamadas por quem quer obter benefícios de forma enganadora. Os momentos de crise e de sofrimento correm o risco de se transformar em momentos de alienações, alucinações ou sublimações generalizadas. Ao falar da vida, falamos de um dos maiores dos valores do património da humanidade. A esperança que a alimenta e a sustenta só pode ser também universal, estruturante e globalizante. E só o Eterno, só o Autor da vida pode dar essa esperança. Por isso quem não conhece Deus, no fundo está sem esperança, mas quem O conhece adquire um manancial de luz e de força que nada nem ninguém poderão destruir.

A semana da vida está aí não para ser preenchida com iniciativas que aquecem o coração, mas que desaparecem, da mesma forma como chegaram. Antes, ela está aí para se tornar transversal a todas as canseiras, corridas e inquietações do quotidiano. A semana da vida é mais que um tempo de reflexão e oração, é essencialmente uma injecção de paz e de sabedoria para cada um.

Para ajudar a reflexão trouxemos um extracto da encíclica de Bento XVI, Spes Salvi, na qual a Esperança é apresentada como fonte de sabedoria e de salvação para a humanidade. Não uma esperança qualquer, mas a única que verdadeiramente é inabalável: a Esperança Cristã. Nela está a possibilidade de uma humanidade regenerada e de um mundo melhor.

[Edição de 15 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

2008 - Ano Internacional de...

A comemoração de dias internacionais está na moda. É uma forma de chamar a atenção para determinadas situações, e é também uma maneira para trazer para a praça pública a discussão. Apesar de haver quem brinque com esta forma de falar dos assuntos, as quatro propostas da ONU e da UNESCO para este ano merecem a nossa atenção: Línguas, Saneamento, Batata e Planeta Terra.

Acrescentamos a proposta da UE para o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Nesta edição, reflectimos sobre a importância destes assuntos para um mundo mais humano e mais solidário. No fundo, para o futuro do planeta e da humanidade, a começar pela alimentação.

[Edição de 8 de Maio]

Edição 4706 – 8 de Maio

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | 2008-05-09 | |

“Bonecas de todos os tempos”

A boneca existe em todas as culturas, sendo considerada como um dos brinquedos mais antigos e mais populares do mundo. Criada à semelhança do homem, tem servido de modelo para o processo evolutivo da criança, funcionando como um espelho do seu ser e estimulando a sua imaginação. Confeccionada em diversos materiais: pano, cartão, plástico, vinil, madeira, papel, porcelana, entre outros, tem sido objecto de desejo, de encanto e de paixão de todas as gerações.

O resultado de uma paixão de infância originou uma colecção particular, iniciada aos sete anos por Rosa Vieira, composta por mais de 4000 bonecas, na sua maioria originais, muitas das quais têm sido restauradas pelas mãos hábeis da coleccionadora.

“Bonecas de todos os tempos” é uma exposição criada com base nesta colecção, na qual se apresentam cerca de 500 exemplares que nos vão contando a história da sua evolução e dos países de origem, remetendo-nos para o mundo maravilhoso da fantasia que é o do brinquedo. Concebido para todas as idades, a visita a esta exposição poderá ser o pretexto para um encontro de avós, pais e netos, funcionando a boneca como o ela de ligação que preencheu a sua infância.

Estará patente em dois espaços leirienses: no teatro José Lúcio da Silva, de 10 de Maio a 30 de Junho, e no Edifício Banco de Portugal, de 10 de Maio a 20 de Setembro.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Gastronomia em debate

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu Etnográfico do Freixial irá organizar, no próximo dia 16 de Maio, o II Encontro de Saberes, intitulado “Tradições Gastronómicas – a boa mesa: prazer e pecado”, que terá lugar no Auditório da Junta de Freguesia do Arrabal, a partir das 14h00.

A realização deste encontro tem, na sua génese, a preocupação de sensibilizar a adopção de comportamentos e hábitos alimentares conducentes a uma melhor qualidade de vida, alertando para a importância de preservar as nossas tradições gastronómicas. Para tal, marcará presença um leque de prestigiados oradores, designadamente: Jorge Ferreira, nutricionista, Manuel Poças das Neves (Mapone), gastrónomo, e Alberto Vaz, coordenador do curso de cozinha da Escola Profissional de Leiria (EPL), que proporcionarão, certamente, uma salutar partilha de experiências, nomeadamente ao nível da educação alimentar.

[Leia a notícia completa na edição de 8 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Hospital de Leiria aposta na humanização

A relação médico-doente, tão importante no tratamento e acompanhamento de determinadas doenças, é o principal destaque das jornadas do Hospital de Santo André (HSA), que se realizam nos dias 8 e 9 de Maio, subordinadas ao tema “Novas Realidades – Novas Exigências”.

Helder Roque, presidente do conselho de administração do HSA, adianta que “estas jornadas surgem do esforço de humanização dos serviços que tem sido feito por todos os profissionais. É urgente a troca de experiências e a apresentação de novas abordagens, e também a interdisciplinaridade como forma de potenciar o tratamento dos doentes. Todos já passámos por isso e sabemos como é importante sentir o apoio e compreensão do médico que nos acompanha”.

Estarão em debate, no dia 8, questões como os cuidados primários e hospitalares em caso de doença aguda, e os protocolos terapêuticos actuais, incluindo a Ventilação Não-Invasiva (VNI), a terapêutica da dor e a abordagem terapêutica da insuficiência cardíaca. No dia 9, os debates abordarão temas ligados à saúde dos idosos e dos adolescentes, focando questões com que os profissionais de saúde são frequentemente confrontados. Quanto aos idosos, temas como a alimentação, a sexualidade, a incontinência urinária e o momento mais adequado para a alta dos serviços de saúde. No que respeita aos adolescentes, questões como as borbulhas, a menstruação, a tendência depressiva, etc.

Durante os dois dias estará ainda disponível um espaço de cartazes e serão feitas comunicações livres por médicos do HSA e outros palestrantes convidados.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Feira de Leiria no mês das festas da cidade

Foi inaugurada no dia 1 de Maio a tradicional Feira Anual de Leiria, que estará aberta ao público até dia 25 de Maio. Instalada na margem direita do Rio Lis, na zona da Nova Leiria, a feira ocupa uma área total de 19.881,70 metros quadrados (dormitório de feirantes não incluído), contando com a presença de 259 participantes, mais 25 que em 2007.

[Leia a notícia completa na edição de 8 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

“Festa dos Povos” em Leiria

O Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes – Leiria (Alto Comissariado para a Imigração) e a associação AMIGrante vão promover, no próximo dia 11 de Maio, mais uma “Festa dos Povos”, um encontro artístico e intercultural que anualmente anima a cidade.
Neste ano de 2008, “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”, esta festa terá como principal objectivo, “promover a igualdade de oportunidades e comemorar a diferença, aquilo que nos torna verdadeiramente seres únicos, sem que, ao mesmo tempo, abdiquemos do repto de Fernando Pessoa: «Sê plural, como o universo»”, adianta a organização.

O programa começará pelas 15h00, no teatro Miguel Franco, no Mercado de Sant’Ana, com a projecção do documentário “Djunta Mo” (juntar as mãos), de entrada livre. Pelas 15h30, na igreja do Espírito Santo, também próxima deste local, decorrerá um encontro inter-religioso, com a presença de representantes de várias confissões, sob o lema “Celebrar e facilitar a diversidade”. De regresso à praça do Mercado de Sant’Ana, pelas 16h15 terá início o “Espectáculo InterCultural”, com apresentação de cantares, danças, tendinhas de artesanato, artes plásticas, gastronomia, etc., representativos de vários países.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Concerto de órgão na Sé de Leiria

No próximo dia 9 de Maio, às 21h00, decorrerá o último concerto da temporada comemorativa do 10º aniversário do Grande Órgão da Catedral de Leiria, com o organista António Mota, acompanhado por André Pires.

[Leia a notícia completa na edição de 8 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Reviravolta dá título à UDCBB

Emoção até aos últimos segundos. Não é exagero, ocorreu na última jornada da Divisão de Honra de futsal masculino, que consagrou a União Desportiva do Carriço e Bidoeira de Baixo (UDCBB) como campeã. Com um triunfo por 3-1 frente ao Ribeirense, beneficiou do empate (3-3) da U. Leiria, primeira classificada à entrada para a derradeira jornada.

“Foi um campeonato disputado mesmo até ao último segundo, dado que a U. Leiria desperdiçou um livre de 10 metros já no final do jogo contra o Nadadouro”, comentou o treinador da UDCBB, Bruno Costa. Opinião partilhada pelo presidente da direcção, Filipe Domingues, que considera que “não há vencedores antecipados” e que “os campeonatos só terminam no último minuto da última jornada.”

O novo campeão distrital, que assim sobe à III Divisão, pode ainda fazer a “dobradinha”, caso vença a Taça Distrito, cuja final-four arranca no dia 22 de Maio. A UDCBB vai discutir um lugar na final com o Ferraria (I Divisão – Sul), enquanto que na outra 1/2 final vão encontrar-se Nadadouro (Honra Distrital) e Burinhosa (II Divisão – Sul).

Bruno Costa está de saída
“Não ficará.” O presidente da direcção avançou e o treinador confirmou. Bruno Costa, que acumula ainda o comando técnico do Associação Desportiva e Recreativa da Mata dos Milagres (ADRMM), na I Divisão – Norte, não comandará a campeã distrital na próxima época. “Foi-me apresentado [ADRMM] um projecto ambicioso, de três anos, que passa por chegar à III Divisão”, adiantou o treinador que na próxima época assumirá o cargo apenas na equipa milagrense, que está na luta por um lugar na Divisão de Honra, em 2008/09. Então e porque não fazê-lo, já na próxima época, ao serviço do UDCBB? “Sou ambicioso e pretendo chegar à III Divisão e pensar em algo mais do que apenas lutar para não descer”, rematou.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Comemorar sem brincar

A comemoração de dias internacionais está na moda. É uma forma de chamar a atenção para determinadas situações, e é também uma maneira para trazer para a praça pública a discussão. Também há quem brinque com esta forma de falar dos assuntos, instituindo dias especiais para temas sem interesse. A nossa televisão pública é disso exemplo, com um programa onde são “oficializadas” comemorações de determinados dias, com temas que chegam a ser provocantes. À força de tanto usar este estratagema perde-se a força de que estas comemorações poderiam, e até deveriam, revestir-se. Corre-se o risco, por exemplo, de fazer passar ao lado as comemorações que a ONU e a UNESCO trouxeram para o ano 2008. À força de estar na moda, acabamos por perder o interesse, deixando a estratégia de sortir o efeito que se pretendia.

No presente ano, quatro propostas destas organizações merecem a nossa atenção e um destaque especial, a saber: Ano Internacional do Saneamento, Ano Internacional das Línguas, Ano Internacional do Planeta Terra, Ano Internacional da Batata. Além destas comemorações merece ainda referência a proposta da EU para comemorar o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Trata-se de preocupações que a todos devem dizer respeito e que a todos devem envolver. Esta abordagem, que trazemos às nossas páginas nesta edição, é motivo para reflectirmos sobre a forma, por vezes pouco séria, com que falamos de determinados problemas e assuntos de importância capital. Esta é, aliás, a forma que domina as nossas conversas, muito ao contrário do que a Igreja sempre fez e da forma com que sempre se aproximou dos assuntos e temas que trouxe à discussão. Sem interesses comerciais, sem preocupações economicistas ou de protagonismo, sempre quis que a discussão fosse uma real reflexão com o objectivo de criar um mundo mais humano e mais solidário. O preço a pagar por essa aposta na verdade e na seriedade é o desinteresse com que muitas vezes é recebida. Prova de que estamos já pouco interessados na discussão séria, apenas nos interessa o balofo e soft.

As questões que agora preocupam os organismos internacionais prendem-se com o futuro do planeta e da humanidade: a alimentação, a cultura, a qualidade de vida são de facto assuntos que devem merecer a nossa atenção. Por isso, seria de bom-tom que estas comemorações não fossem colocadas ao nível de tantas outras que por aí há, e se tornassem verdadeiros momentos de reflexão e de tomada de decisão. Haverá certamente muito a fazer em qualquer destes sectores que são postos à reflexão, e sobretudo cada um de nós encontrará uma interpelação e um desafio, para que estas comemorações não se fiquem pela designação, mas se tornem efectivas formas de acção. Por outro lado, é importante referir que a institucionalização destas datas prende-se com o facto de se tratar de problemas sociais que carecem de resolução, e não de motivos para passar o tempo.

Ao abordarmos estas questões fazemo-lo no sentido de avivar a memória e a reflexão dos nossos leitores para que possam ter em conta estas temáticas e se predisponham para uma reflexão serena e séria sobre os assuntos abordados. Não esgotamos o tema, mas queremos informar para que dessa forma possamos também formar.

[Edição de 8 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Para além do pão nosso

Numa semana em que o Governo anunciou reformas liberalizantes dos contratos de trabalho, importa lançar um olhar cristão sobre um dos sectores da vida que mais preocupa o Homem. Para além das questões políticas e economicistas, o trabalho humano vale por si mesmo e merece ser considerado como espaço de humanização e co-criação. Uma reflexão que lhe apresentamos e que vai para além do “pão-nosso de cada dia”.

[Edição de 1 de Maio]

Edição 4705 – 1 de Maio

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | 2008-05-02 | |

Literatura Infanto-Juvenil

O auditório da biblioteca Municipal de Pombal acolhe, nos dias 9 e 10 de Maio, o VI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil, com o tema “Um Carreirinho de Letrinhas ao Encontro da Palavra”. “A criação de espaços de discussão entre os intervenientes no processo educativo; encorajar a criação de bibliotecas escolares e/ou dinamizar as já existentes; definir a função do livro no desenvolvimento da criança e definir a função do livro como difusor cultural na sociedade”, são os principais objectivos.

[Leia a notícia completa na edição de 1 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Hospital de Leiria pioneiro

O Hospital de Santo André vai acolher o projecto-piloto de um sistema informático para a gestão da manutenção de equipamentos hospitalares, tornando-se assim no primeiro hospital do País a dispor desta tecnologia. Este projecto-piloto surge no âmbito do protocolo de cooperação entre o SUCH e o ISQ, assinado no dia 23 de Abril, em Lisboa.

[Leia a notícia completa na edição de 1 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Vigília de Pentecostes

D. António Marto presidirá à Vigília de Pentecostes, que se celebrará na Sé de Leiria, dia 10 de Maio, pelas 21h00, com o tema geral “Os dons de Deus testemunham a ternura de Deus”. Esta vigília destina-se a todos os fiéis que nela quiserem participar, nomeadamente os mais comprometidos na vida das comunidades cristãs e noutros âmbitos da vida da Igreja. A vigília, preparada por representantes de vários movimentos, incluirá momentos simbólicos, cânticos, escuta e meditação da palavra de Deus, apresentação dos dons do Espírito Santo nas actuais agregações eclesiais, testemunhos da acção de Deus e louvor pelos frutos que Ele continua a gerar na vida dos cristãos e da Igreja.

[Leia a notícia completa na edição de 1 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Co-responsabilidade dos leigos

Na sequência da apresentação, feita pelo Bispo diocesano na sessão plenária de Janeiro, do documento “Um novo olhar pastoral: paróquia, vigararia e missão do vigário”, o Conselho Pastoral Diocesano, reunido no dia 12 de Abril, teve como ponto principal da sua agenda a reflexão sobre: Co-responsabilidade dos leigos na actividade pastoral; Formação de Leigos; Diaconado Permanente. Convidados a reflectir sobre a concretização do já referido documento, os conselheiros concluíram que a co-responsabilidade dos leigos é fundamental para o futuro, pois a vida da Igreja local tem de assentar na comunidade cristã e não no padre.

[Leia a notícia completa na edição de 1 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Treinador do ano é de Leiria

O leiriense João Paulo Fróis acaba de ser eleito o treinador do ano em escalões jovens, pela Associação Portuguesa de Treinadores de Natação (APTN). Um reconhecimento que junta ao de melhor técnico distrital, nas duas últimas épocas.

“Foi uma grande alegria que me deram”, reagiu João Paulo Fróis, o mais votado pelos treinadores de todo o País. Uma distinção que “tem um sabor especial”, precisamente por ter sido feita pelos seus colegas, facto que deixou o técnico “muito lisonjeado”.

Quanto ao futuro, vai passar a ter mais trabalho, não só pela responsabilidade que a distinção lhe trouxe, mas porque recentemente passou a representar não um, mas dois clubes. Coordenador técnico da competição de natação pura da Associação de Solidariedade Académico de Leiria (ASAL) e do Bairro dos Anjos (BA) são os cargos que assume. “Leiria irá ganhar sem duvida alguma com esta junção”, referiu João Paulo Fróis, que passará a treinar os escalões de juvenis, juniores e seniores, no BA. Já os escalões de cadetes e infantis ficarão sob a alçada da ASAL.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Há coisas com que não se brinca

Liberalização dos contratos de trabalho é o esforço que o actual governo pretende fazer no sentido de combater alguns dos problemas que estão inerentes ao mundo laboral: a precariedade, os recibos verdes, a inadaptação… a via da liberalização soa boa, aos ouvidos de quem acaba de comemorar os 34 anos da revolução dos cravos. Mas a mesma via esconde alguns problemas e artimanhas que podem arruinar um sector da vida que já está em crise, ainda antes da chegada da crise.

De facto, olhar para o trabalho como aspecto secundário ou como apêndice ao processo de humanização é um erro e é desvalorizar uma realidade que é intrínseca ao ser humano, sendo mesmo uma vocação. Ou seja, sem trabalho, ou com precariedade no trabalho, é-se menos homem, menos humano e menos digno. O trabalho não é propriamente uma invenção para “passar o tempo”; é antes uma necessidade absoluta para a vida. Negar-se o trabalho a alguém é diminui-lo na sua relação com os outros, com o mundo e com a vida. Sentir-se inútil por questões laborais é morrer antecipadamente.

Por isso, os políticos deveriam olhar para esta realidade numa perspectiva mais humana e menos economicista ou até política. Cremos que há questões que devem ser tratadas para lá dos interesses políticos e económicos. E esta é uma delas. O trabalho está inscrito nos genes do ser humano e corresponde à realização de um mandato e de uma vocação. E, por ser isso, é uma das formas de construção da dignidade do ser humano. E não se julgue que é assim entendido apenas para os crentes, para os que acreditam em Deus e no seu mandato - “comerás o que produzires”. Mesmo os não crentes, os ateus, que tanto se proclamam a favor da supremacia do homem, mesmo estes, se quiserem ser fieis aos seus princípios, deverão valorizar o trabalho humano, elevando-o acima dos interesses políticos e económicos.

Vivemos, porém, numa sociedade racionalista e economicista que tudo julga e tudo avalia sob o ângulo do lucro, fácil e maior, muitas vezes até prejudicando o mais importante. E é assim que chegamos ao ponto de avaliar a dignidade de uma pessoa consoante o trabalho que desempenha. Deveria ser o contrário: seria o trabalho, qualquer que ele seja, que deveria ser dignificado pela pessoa, qualquer que ela seja. Há na nossa visão uma subversão que, se não temos cuidado, pode tornar-se o nosso carrasco. Pior ainda quando essa subversão é apresentada com contornos adocicados, em nome da liberdade e do progresso. Tenhamos cuidado, como devemos ter juízo, não aconteça que estejamos a arruinar o nosso futuro, insistindo que estamos a prepara-lo.

Nesta semana, em que celebramos o dia do trabalhador (dia de S. José, carpinteiro), que a nossa celebração seja mais que um ferido. Seja uma reflexão sobre a dignidade do trabalho. Nesse sentido aqui deixamos uma pequena ajuda.

[Edição de 1 de Maio]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Quando a casa é a rua

Numa recente viagem ao Brasil, um nosso jornalista encontrou novas soluções que estão a ser adoptadas oficialmente, para combater o problema da pobreza, não apenas arranjando emprego para as populações, mas também resolvendo outro problema: a limpeza das ruas e a selecção dos resíduos. A esse propósito, voltamos ao tema da pobreza, não já na perspectiva negativa que o assunto imediatamente evoca, mas procurando dar uma perspectiva positiva, na medida em que é possível abordar esta questão.

[Edição de 24 de Abril]

Edição 4704 – 24 de Abril

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Orfeão procura novos talentos

A Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) acaba de lançar um concurso para jovens talentos. Destinado a todos os alunos da escola, o concurso decorre de 28 de Abril a 3 de Maio, e tem como objectivo preparar uma eventual carreira profissional na música, promovendo o trabalho dos mesmos.

“O ano passado tivemos a participação de duas centenas de músicos, com idades compreendidas entre os 5 e os 60 anos, que tiveram a oportunidade de mostrar os seus conhecimentos musicais”, recordou o presidente do Orfeão de Música, Henrique Pinto. O concurso, que vai para a sua 10ª edição, é uma iniciativa que “promove o trabalho das diversas classes instrumentais e de música de câmara, provenientes dos diversos regimes de matrícula na EMOL, preparando os alunos para as diferentes práticas musicais”, adiantou directora pedagógica da escola, Sandra Martins.

[Leia a notícia completa na edição de 24 de Abril]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Património religioso reconhecido

O ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico “Património Religioso e Espaços Sagrados” com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.

Aceitando este desafio, o Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima organizou no dia 18 de Abril uma iniciativa no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação em Leiria tendo por objectivo chamar a atenção para a importância do estudo e preservação dos Ex-votos existentes neste santuário mariano.

O evento começou com um concerto de música coral da responsabilidade do grupo Adesba Chorus da Barreira, Leiria, regido pelo maestro Jorge Narciso e acompanhado de órgão pelas mãos de Rita Pereira.

Seguiu-se depois a palestra do Cónego Dr. Luciano Cristino que apresentou exemplos de alguns ex-votos, pequenos quadros que narram um milagre ocorrido por intercessão de Nossa Senhora da Encarnação e que eram oferecidos por aqueles que tinham recebido essa graça. O estudo dos ex-votos permite conhecer várias realidades de uma época, como o traje, mobiliário e até a arquitectura.

O evento terminou depois com a visita a uma sala adstrita à igreja que tem expostos alguns ex-votos. Rita Guerreiro, autora de um trabalho de conservação e estudo de ex-votos do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, no âmbito da sua licenciatura, prestou diversos esclarecimentos a respeito deles.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Bombeiros da Batalha em festa

Realizou-se, no passado dia 20 de Abril, a comemoração do 30º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Batalha. O programa começou com a tradicional alvorada e hastear das bandeiras, no Quartel, seguindo-se uma romagem ao cemitério da Batalha, para homenagem a todos os soldados da paz e associados desta instituição já falecidos, por cuja intenção foi celebrada a missa das 11h00, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Depois da celebração, realizou-se no adro do Mosteiro a bênção de uma nova viatura de 9 lugares para transporte de doentes, equipada com rampa para cadeira de rodas. Dali partiu o desfile dos membros da corporação e viaturas pelas ruas da vila, em direcção ao quartel, com algumas centenas de pessoas a acompanhar, apesar do mau tempo que se fazia sentir. Ainda assim, algumas “abertas” soalheiras permitiram que o programa se cumprisse sem grande alteração, tanto nesta parada e marcha, como no desfile de fanfarras que animou a tarde, com a participação dos grupos de tocadores dos bombeiros voluntários da Batalha, da Nazaré, da Benedita e de Leiria.

[Leia a notícia completa na edição de 24 de Abril]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

“Dar voz às palavras”

O acordo está firmado entre a Central FM (CFM) e o Rádio Clube Português (RCP), do universo da Média Capital Rádios, estabelecendo emissões locais regulares de oito horas diárias e as restantes 16 horas com programação nacional, a partir do próximo dia 28 de Abril.

A Central FM não perderá identidade e personalidade, apenas se incluirá na descentralização dos grandes pólos como Lisboa e Porto e no reforço da proximidade da estação com os ouvintes de outros pontos do País. Isto porque levará informação local à difusão nacional do RCP.

[Leia a notícia completa na edição de 24 de Abril]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Sensus ecclesiae

Na passada terça-feira, dia 22, esteve reunido o clero da diocese de Leiria-Fátima em Assembleia Geral.

Os trabalhos iniciaram com a oração/meditação presidida pelo senhor bispo e que deu o mote para o resto do programa. Começou por felicitar os sacerdotes pelo seu empenho e zelo apostólico. Depois, e a partir da constatação do “débil sentido de Igreja manifestado no seio do clero e da comunidade diocesana”, pediu aos sacerdotes que se empenhem cada vez mais na criação de um ambiente em que se respire a comunhão e o sentido comunitário da vida cristã. “Contra a fé particular, contra a ideia geral de que “a minha paróquia é o meu quintal”, incentivou os irmãos no sacerdócio a criarem laços de fraternidade e de comunhão que possam fazer da diocese uma verdadeira igreja particular embebida de um verdadeiro “Sensus ecclesiae”. Um esforço que deve partir de uma nova mentalidade, embebida do espírito do Concilio Vaticano II, e que centrou toda a pastoral e vida da Igreja na comunhão. “Vivemos, ainda, uma organização eclesial centrada no pároco, como responsável e executor de toda a pastoral; precisamos partir para uma organização baseada na co-responsabilidade e na comunhão”, sublinhou.

[Leia a notícia completa na edição de 24 de Abril]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Melhores do Mundo em Peniche

A nata de jovens talentos do surf mundial vai estar em Peniche, de 24 a 27 de Abril, no Rip Curl Pro Júnior Surf and Music Festival powered by Renault.

A presença dos melhores atletas internacionais “vai servir para que os surfistas portugueses mais novos tenham de subir as suas prestações se quiserem vencer em casa, e isso vai fazer com que haja evolução no surf nacional”, revelou Francisco Spínola, do departamento de marketing da Rip Curl. Este não será apenas um evento desportivo, já que contará com uma vertente cultural. “Vai valorizar o prazer das ondas, com a música, atraindo mais pessoas a Peniche”, defende o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

Entre as presenças confirmadas, destaque para o actual vice-campeão europeu Nicolau Von Rupp (na foto), surfista alemão a residir em Portugal, que vai tentar subir ao lugar mais alto do pódio. César Rosa, o melhor português no Pro Júnior europeu do ano passado, também tem a sua presença garantida em Peniche, naquela que será a etapa inaugural da prova.

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |

Olhar positivo no negativo

Na semana passada centrámos a nossa atenção numa situação que está a preocupar os portugueses: o crescimento da pobreza. Fizemo-lo em virtude de na mesma altura ter sido constituída na Assembleia da República uma equipa para o estudo do problema, o que mais uma vez vem mostrar a importância do assunto. O tema toma contornos ainda mais assustadores quanto está na ordem do dia e se faz sentir de forma clara e real na vida do quotidiano. A recente decisão de aumento dos juros vem ainda agravar mais as situações e as preocupações. Portugal está no trilho da pobreza maior, embora muitos não queiram ainda admiti-lo e por isso não procurem soluções para o futuro que aí vem.

Recentemente um dos nossos jornalistas deslocou-se ao Brasil, em viagem de negócios. Encontrou aí soluções oficiais e estatais que procuram ir ao encontro do problema da pobreza, não apenas arranjando emprego para as populações, mas também resolvendo outro problema: a limpeza das ruas e a selecção dos resíduos. A capacidade de resolução destas situações impressionou de tal forma o nosso colega de trabalho que, de imediato, pensou fazer reportagem para levar mais longe uma solução que, quem sabe, amanhã poderá ser de muita utilidade para nós. É dessa reportagem que fazemos destaque nesta edição. Voltamos assim ao tema da pobreza, não já para atemorizar os leitores e pedir-lhes para apertarem ainda mais o cinto, numa perspectiva negativa que o assunto imediatamente evoca. Mas voltamos ao assunto procurando dar uma perspectiva positiva, na medida em que é possível tratar este assunto. Afinal, nem tudo o que aparentemente é mau deve ser visto apenas como negativo. Aliás a capacidade de transformar o mau em bom é próprio da fé e de algum modo resume o essencial do cristianismo, centrado na fé na ressurreição. A morte, símbolo de derrota e fracasso é porta de entrada para uma vida nova e torna-se assim nascente de esperança. A sociedade actual não quer admitir o fracasso, a derrota e a parte negra da vida. Para além de tabú, muitas destas situações são ignoradas. Relega-se para o esquecimento tudo o que é sinal de fraqueza e que seja o reflexo da nossa condição efémera e pecadora. Só admitindo que somos pequenos e fracos, encontraremos meios para ser grandes e fortes.

Ao reportar aqui este lado negro da vida humana e ao trazer a estas páginas imagens de pobreza e miséria, queremos sobretudo dizer que é possível transformar esta inevitabilidade em trampolim para a solidariedade e para a demonstração do potencial humano. Um olhar positivo sobre o negativo da existência, para alimentar a esperança e incutir coragem.

[Edição de 24 de Abril]

Etiquetas:

O MENSAGEIRO | | |