Nesta Quaresma, D. António Marto desafiou a diocese de Leiria-Fátima para a leitura orante da Bíblia, um contacto mais profundo e “rezado” com a Palavra de Deus. O Mensageiro foi saber como diocesanos acolheram esta proposta. Só 22 paróquias nos enviaram os dados, mas já podemos adiantar algumas conclusões. Damos também conhecimento de uma experiência do ambiente vivido numa experiência de Lectio Divina em comunidade, e de uma entrevista a um grupo de amigos que apostou em fazê-la em casa, como foi sugerido na proposta diocesana de “Retiro Popular”.
[Edição Nº 4696, 28 de Fevereiro]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2008-02-29 | |
A Orquestra Sinfónica de Leiria acaba de nascer no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e tem estreia marcada para o dia 4 de Abril, na Igreja do Convento da Portela, pelas 21h30.
Dirigida pelo maestro leiriense Alberto Roque (na foto), a Orquestra Sinfónica vai contar com a participação dos alunos e professores instrumentistas do Orfeão de Leiria, a maior escola de música do País.
[Leia a noticia completa na edição de 28 de Fevereiro]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Tem lugar a 8 de Março, Sábado, a partir das 9h30, a III edição da “Maratona Fotográfica da Batalha”. A iniciativa tem como principal objectivo promover as inúmeras potencialidades naturais e patrimoniais do concelho da Batalha, captando com esta organização novos e múltiplos olhares sobre a região.
Aberta a trinta participantes, a “Maratona Fotográfica da Batalha” pretende fomentar junto dos maratonistas participantes - oriundos de norte a sul do país - o gosto pela fotografia associando-o à enormes potencialidades turísticas desta região e dando a conhecer, justamente, algumas das principais atracções do Concelho.
A “III Maratona Fotográfica da Batalha” conta com o apoio da Fotovisão, do Restaurante D. Duarte, do site 1000 Imagens e do Jornal de Leiria.
De 27 de Setembro a 12 de Outubro, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque acolherá uma exposição denominada “Percursos Visuais”, com a exibição das fotografias seleccionadas pelo júri, onde se procederá à divulgação dos vencedores das três categorias presentes a concurso (Gente, Património e Tema Livre).
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Dinamizar a promoção do conhecimento e da cultura junto de novos públicos está na base da mais recente iniciativa do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que designou de “Programa 60+”.
Com esta iniciativa a instituição pretende abrir as portas das suas escolas à população sénior, onde os “estudantes poderão frequentar qualquer disciplina dos cursos em funcionamento, independentemente da sua idade ou habilitações académicas”, adiantou a coordenadora do projecto, Isabel Varregoso, também Presidente do Conselho Cientifico da Escola Superior de Educação (ESE), onde vão funcionar, por uma questão de centralidade e acessibilidade, os serviços do “Programa 60+”.
[Leia a noticia completa na edição de 28 de Fevereiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
A SIMLIS realizou na Etar das Olhalvas, em Leiria, no dia 26 de Fevereiro, uma sessão de apresentação do projecto de telegestão da empresa e assinou um protocolo com a SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, delegação de Leiria.
Com a apresentação da telegestão, a SIMLIS assinala a conclusão do projecto de remodelação da etar das Olhalvas que contemplou a desodorização de locais afectos à emissão de odores. Os locais que podiam emanar odores foram fechados e colocados sistemas de ventilação que conduzem o ar para um sistema interno (desodorização).
A telegestão na rede permite garantir uma adequada gestão em tempo real dos caudais nas elevatórias e etar’s e por outro lado, detectar descargas no meio hídrico, conhecendo o estado de funcionamento de toda a rede. Este sistema que a SIMLIS tem implementado, obedece a critérios rigorosos e eficazes em todo o processo de tratamento de águas residuais, permitindo uma monitorização em tempo real, com uma administração técnica, económica e estatística.
[Leia a noticia completa na edição de 28 de Fevereiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
A minha catequese pouco ou nada teve sobre a Palavra de Deus. Lembro que a minha catequista estava mais preocupada em ensinar preceitos morais, fórmulas de oração, e pouco ou nada sobre a Bíblia, aliás a D. Cecília nem sequer sabia ler ou escrever. Por conseguinte a minha formação religiosa foi baseada em fórmulas, rituais, preceitos e mandamentos, cujo o fundamento bíblico nunca conheci nem nunca me foi dado a conhecer.
Quando, aos treze anos de idade, vim para o Seminário a minha formação religiosa era rudimentar, para não dizer básica. No Seminário, encontrei lentamente uma outra forma de me aproximar da Bíblia. Lembro que ai fiz, por iniciativa própria, uma primeira leitura integral da mesma. Normalmente ao iniciar o “tempo de silêncio” (18h30 às 19h45), fechava os livros didácticos para me perder nos 73 livros da Bíblia. Eu era adolescente e não questionava muitas das contradições e incompreensões com que me deparava. A Bíblia era um livro sagrado, inquestionável e que merecia todo o meu respeito. Nos anos mais avançados do curso teológico, ela foi um livro de estudo, um livro a sublinhar, questionar e por vezes “a duvidar”. Confesso que houve interpretações que me deixaram escandalizado e que chegaram ao ponto de me fazer duvidar da fé. Recordo aquele retiro em que aproveitei para falar com o orientador e as minhas dúvidas e questões foram essencialmente relacionadas com a interpretação da Bíblia. Esta foi de facto uma crise no meu discernimento vocacional.
Hoje, não tenho dúvidas em afirmar que muitos dos problemas que vamos sentindo na nossa caminhada espiritual são devidos a uma leitura errada da Palavra. Normalmente procuramos na Bíblia um consolo espiritual, emocional ou, momentâneo. Mas a Palavra de Deus vai muito mais longe que esse consolo esporádico. Trata-se afinal da expressão da vontade divina sobre a nossa vida quotidiana.
No inicio da Quaresma deste ano, D. António Marto desafiou a diocese no sentido de ir mais longe que a simples leitura académica ou sentimental. A Lectio Divina mergulha-nos na verdade da Bíblia e proporciona-nos uma espiritualidade mais profunda. O desafio não é fácil e não é para todos. De qualquer modo trata-se de uma experiência inovadora e ambiciosa. Os grupos entretanto formados e as experiências feitas poderão revelar-se inovadoras e fundamentais para a caminhada espiritual dos fiéis. Não é fácil mas é bonito e fundamental.
Nesta edição procuramos conhecer algumas das experiências já realizadas. Constatamos que as experiências são muitas e variadas. No entanto uma coisa parece sobressair de todas elas: há um manancial por explorar na nossa vida cristã. Talvez aí esteja também a afirmação da fé. Os fiéis gostam, sentem-se tocados e alguma coisa de novo pode estar a surgir. Estamos em querer que o Espírito está a falar mais alto do que presumivelmente a maioria pode pensar.
No que nos foi dado a conhecer, há sentimentos novos, novidades reveladas de forma inovadora para pessoas que afinal tinham a Bíblia como livro fundamental há tantos anos e que agora redescobrem o seu sentido, o seu significado, o seu valor.
[Edição Nº 4696, 28 de Fevereiro]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
Em todas as épocas da História apareceram homens e mulheres que foram detentores da capacidade de ver mais longe e que a puseram ao serviço do progresso e do desenvolvimento da humanidade. O padre António Vieira foi um destes homens. O ano de 2008 será “Ano Vieirino”, nele se recordando os quatrocentos anos do seu nascimento, uma iniciativa a que O Mensageiro se associa no destaque desta edição.
[Edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2008-02-21 | |
Decorre de 23 Fevereiro a 14 de Março, o VIII Festival “Dança em Leiria”, cujos espectáculos terão lugar no Teatro Miguel Franco. Realizado desde 2001, o “Dança em Leiria” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Orfeão de Leiria e a edição deste ano conta com a realização de seis espectáculos.
No próximo dia 23 de Fevereiro terá lugar o espectáculo “Olhos de Areia”, de Cláudia Nóvoa. Dia 1 de Março “5 Peças de Daniel Cardoso” pelo Quorum Ballet - Companhia de Dança Contemporânea. Dia 2 de Março “Viagem mágica ao mundo da dança” pelo Quorum Ballet - Companhia de Dança Contemporânea. Dia 7 de Março “Swing It II” pelo CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea. Dia 8 de Março “Caminos Flamencos” pela Companhia de Flamenco Lunares e dia 14 de Março “Kaminari - Chikyu” pela Kamu Suna Ballet Company.
Com o objectivo de continuar a despertar as camadas jovens para este género de arte, para além dos espectáculos, terão lugar nos dias 8, 9, 15 e 16 de Março diversos ateliês de dança clássica, contemporânea, música e dança, condição física e hip-hop, bem como um curso de professores, organizados pelo Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes.
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
No dia 23 de Fevereiro de 2008 o Rancho Folclórico Rosas do Lena completa quarenta e cinco anos de actividade ininterrupta e faz oito anos o Museu Etnográfico que criou.
[Texto integral na edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Uma análise cuidada da situação económica de Portugal e mostrar alguns dos caminhos possíveis para resolver os problemas da conjuntura económica e a degradação das condições das PME’s, foi o que o engenheiro Luís Mira Amaral trouxe a Leiria, no auditório da Nerlei, no dia 19 de Fevereiro, numa conferência da revista “Invest”.
[Texto integral na edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
José Humberto Santos Paiva de Carvalho, de 60 anos, é natural de Monte Redondo, freguesia a que se orgulha de pertencer, mas actualmente como Governador Civil, concentra as suas atenções em todo o distrito de Leiria. Foi com esta certeza que o médico e professor se apresentou à comunicação social, no dia 19 de Fevereiro, na sala nobre do Governo Civil de Leiria.
[Texto integral na edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
Sob um olhar poético, a chegada da “imagem peregrina” de Nossa Senhora de Fátima à paróquia da Batalha foi celebrada pela natureza com a bênção do céu, em forma de chuva. Sob uma perspectiva mais pragmática, foi pena a chuvada que caiu na tarde do domingo 11 de Fevereiro ter inviabilizado uma participação mais numerosa de fiéis no cortejo de bicicleta que estava preparado para acompanhar o andor, desde o Celeiro, no início do território paroquial, até ao centro da vila. De qualquer modo, cerca de três dezenas de ciclistas fizeram o percurso, seguidos por muitos mais automobilistas, a acompanhar a imagem mariana instalada num veículo histórico dos bombeiros voluntários locais.
[Texto integral na edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
Em risco de despromoção. U. Leiria (Liga), Fátima (Liga de Honra), Caldas (II divisão) e Caranguejeira (III divisão) ocupam actualmente os últimos lugares dos respectivos campeonatos (ver tabelas), o que coloca os atletas sobre pressão para os jogos que ainda restam. Espírito de luta e superação precisam-se, para o tão ansiado “pontapé na crise” de resultados. Têm a palavra as 10 equipas da região envolvidas nos campeonatos nacionais de seniores.
[Texto integral na edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
A história faz-se de factos, momentos e acontecimentos que marcam épocas e pessoas. Mas por trás desses factos estão sempre outras pessoas que os pensam, os realizam e seguem em frente, porque detentores de uma visão diferente, quase diríamos uma visão profética. Em todas as épocas da história apareceram homens e mulheres que foram detentores desta capacidade de ver mais longe e que a puseram ao serviço do progresso e do desenvolvimento da humanidade. Quase todos foram, incompreendidos, perseguidos e condenados; incompreendidos no seu tempo por nele viverem sem dele serem. A galeria é grande, e a história de uns parece espelhar-se na história dos outros.
Portugal foi leito de homens e mulheres deste timbre que aqui nasceram, cresceram e proliferaram. O seu contributo foi uma mais valia para o país e mesmo para o mundo. Mas a pequenez do território e da mentalidade lusíada fez com que muitos ficassem esquecidos na memória do tempo. Somos de facto de memória muito curta.
O padre António Vieira, foi um destes homens. Um dos que muito contribuiu para o desenvolvimento do pais e do mundo… e um dos que está muito esquecido, por ter nascido onde nasceu. Para quem lê a sua biografia, fica o espanto e admiração pela capacidade eloquente deste homem que sabia usar a palavra e o discurso para argumentar e convencer. A sua arma era de facto a palavra, e diante de qualquer problema sabia que com a palavra encontraria uma solução. Assim acreditou, assim fez e assim triunfou. Por isso a sua bibliografia é extensa e de admirável espanto. Não há ninguém que embrenhando-se na leitura dos seus escritos não se sinta tocado, transformado e convencido. Impressionante capacidade de falar e argumentar que o país aproveitou mas também desbaratou.
Ocorre o aniversário da sua morte e a Universidade católica presta justa homenagem a este vulto da cultura portuguesa, com uma série de iniciativas que certamente farão recordar este homem e trarão ao discurso a sua figura. Provavelmente falar-se-á mais do político e do escritor, e dir-se-á pouco do religioso, que aos 16 anos abraçou a vocação religiosa, motivado pelo amor aos mais precisados. Talvez pouco se diga do político e do escritor que aprendeu as artes da escrita e da política a partir da arte da fé. Ele próprio reconhecia que a sua actividade não tinha outro interesse que não fosse a propagação da fé.
Em ano de memória e recordação, saibamos nós valorizar as várias facetas da sua vida, mas tenhamos a certeza que para lá de tudo está sempre o religioso e o crente que encontrou na fé e na religião o caminho para contribuir para o desenvolvimento da humanidade. Porque a religião será sempre isso, um serviço à humanidade.
[Edição Nº 4695, 21 de Fevereiro]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
Ao chegar à Diocese de Leiria-Fátima, o Bispo D. António Marto manifestou a intenção de efectuar uma visita pastoral a todas as paróquias desta sua Igreja. Um ano e meio depois, deu o primeiro passo desse périplo, iniciado na paróquia do Juncal, no passado dia 31 de Janeiro.
A previsão da meta está apontada para 2012. Apresentamos um retrato desta Visita, marcada por um toque de “proximidade” com as pessoas, e recordamos a última que houve na Diocese, pelo Bispo D. Alberto, entre 1976 e 1981, há cerca de 30 anos.
[Edição Nº 4694, 14 de Fevereiro]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2008-02-15 | |
Na comemoração do Dia Mundial do Doente, no passado dia 11 de Fevereiro, o projecto “Saúde com Arte”, que se tem desenvolvido nos serviços de Pediatria e Saúde Mental, estendeu-se excepcionalmente a todo o hospital de Santo André.
Depois de uma canção de acolhimento e apresentação cantada no serviço de Pediatria, território berço do Allegro Pediátrico, a enfermeira directora Emília Fael deu as boas vindas ao presidente do Conselho de Administração e aos profissionais do Núcleo de Musicoterapia SAMP, tomando depois a condução da longa viagem que cada uma das cinco equipas teve ao longo da jornada.
[Texto integral na edição Nº 4694, 14 de Fevereiro]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Por proposta de José Cymbron, docente do Instituto de Novas Profissões, o dia 2 de Fevereiro poderá passar a ser o Dia de Miguel Torga em Leiria. Este projecto surge no âmbito do colóquio promovido pelo Jornal das Cortes e pela Delegação de Leiria do INATEL, durante a tarde do passado dia 2 de Fevereiro, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria.
[Texto integral na edição Nº 4694, 14 de Fevereiro]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
O Conselho Presbiteral da diocese de Leiria-Fátima, sob a presidência de D. António Marto, reuniu-se na manhã do dia 12 de Fevereiro, no Seminário Diocesano, para reflectir e avaliar o modo como a Diocese escuta e acolhe, contempla e proclama a Palavra de Deus, tendo em conta o próximo Ano Pastoral – que será dedicado à estruturação dos diversos itinerários de formação cristã – e a feliz coincidência com o Ano Paulino e o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja, mais de quatro décadas após a publicação da constituição dogmática Dei Verbum (Palavra de Deus).
Depois do canto dos Salmos, os Conselheiros ouviram o testemunho de dois dos seus membros – um que celebrou recentemente as bodas de ouro sacerdotais e outro que foi ordenado há três anos – sobre o lugar e a importância da Palavra de Deus na sua vida e ministério. Dos seus testemunhos se comprovou a grande evolução da Igreja Católica no contacto e relação com a Palavra de Deus, nestas últimas décadas, mas que precisa de ser continuada e aprofundada!
Depois do intervalo, os restantes membros do Conselho partilharam expectativas, dificuldades e lacunas em relação à sua formação bíblica e à das Comunidades que lhe estão confiadas. Foram apresentadas diversas sugestões, convergindo todas elas no convite à mudança de mentalidade e conversão do coração para que todos, na Igreja Diocesana, se tornem “ouvintes, discípulos e servidores da Palavra”, segundo as palavras de D. António Marto.
Por último, os conselheiros foram informados sobre o andamento dos diversos projectos inerentes à requalificação do edifício do Seminário, pensado para acolher a Comunidade do Seminário, uma Casa de Retiros/Formação, o Centro Pastoral Diocesano e uma Residência Sacerdotal.
O Secretariado
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
O Atlético Clube da Sismaria (ACS) foi recentemente escolhido para ser um Centro de Formação da Federação Portuguesa de Andebol (FPA). Uma aposta da entidade que tutela a modalidade no clube leiriense, o único do Distrito, num total de 7 a nível nacional. Uma distinção que enche de orgulho o presidente da direcção do ACS, João Marques, e que se vem juntar às recentes chamadas de jovens atletas à Selecção Nacional. Depois da não concretização da sede do clube e da extinção de vários escalões, entre os quais o sénior – campeão nacional da III divisão 2005/06 –, o clube atravessa agora um período áureo.
[Entrevista integral aqui]
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
A Igreja Local é a melhor expressão da igreja de Jesus Cristo. O bispo preside a toda a organização e actividade que se desenvolve com o objectivo de maior crescimento na fé. Mas a igreja local, toma visibilidade num espaço e num território concreto, envolve pessoas e situações concretas. Em tempos passados, quando a mobilidade das pessoas era menor que nos dias de hoje, os bispos sentiram enorme dificuldade de estabelecer proximidade com os fiéis pertencentes ao território das suas dioceses. Para criar laços de proximidade e acompanhar de perto o ritmo de crescimento das diferentes comunidades, os bispos passaram a visitá-las de tempos a tempos, de forma regular e formal. Eram as visitas pastorais que davam os seus primeiros passos.
Nos dias que correm a mobilidade é maior, a convivência com o bispo diocesano é mais natural, espontânea e frequente; os meios de comunicação e circulação da informação são mais comuns e é possível em qualquer momento tornar-se presente. Vivemos uma nova situação que poderia levar a pensar que as “visitas pastorais” não são mais necessárias. E de facto se as entendermos como no passado, se elas não passarem de momento de informação e proximidade, então não são necessárias. A mudança dos tempos deve levar também a uma mudança na forma como entendemos as visitas pastorais.
O bispo é o pastor que, certamente deve tomar conta do rebanho, deve acompanhá-lo e deve conhecer as ovelhas. Mas acima de tudo, mesmo que não esteja lá, ele é o guardião da fé, ele é o primeiro impulsionador da fé e transporta consigo o tesouro da fé. Nesta perspectiva, as visitas pastorais, sem deixarem de ser esse momento de encontro e de proximidade entre o bispo e os fiéis, são também, e talvez acima de tudo, momento de crescimento na fé. O encontro e a proximidade passam a valer pelo incremento da fé que possibilitam, e não valem tanto por si mesmos. Nos dias que correm, o bispo não terá tanta necessidade de conhecer as comunidades, pelo menos não precisará tanto de as visitar para as conhecer. Mas as comunidades precisam de encontrar no bispo o defensor da fé, aquele que as anima na caminhada quotidiana. A visita pastoral ganha assim uma dimensão nova e mais urgente no contexto em que vivemos.
Os cristãos sentem que a sua fé é cada vez mais posta em questão. De toda a parte surgem invectivas cujo objectivo é mesmo destruir a vivência cristã. A nossa sociedade procura por todos os meios minar o espólio da fé. E o cristão por vezes sente-se só a remar contra a corrente. Tantas vezes acabamos por nos questionar a nós mesmos sobre o sentido dos valores que assumimos pela fé. Tantas vezes a dúvida nos assalta e permanece no coração. Acolher o bispo que nos visita, torna-se então um dom e uma bênção, um desafio e um compromisso, porque a sua presença, a sua palavra e a sua proximidade reanimam a fé e trazem um novo alento onde alguma coisa estava a esmorecer.
A diocese de Leiria está em “visita pastoral”, como recordamos nesta edição. Importa que os cristãos saibam dar o sentido genuíno a esta visita de forma a que no final haja um único vencedor: a fé que se tornou mais sólida e mais esclarecida.
[Edição Nº 4694, 14 de Fevereiro]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
Nesta Quaresma de 2008, que iniciámos ontem, Quarta-Feira de Cinzas, a mensagem do Santo Padre centra o nosso olhar na “esmola”, como “ajuda no processo de renovação interior”. O Papa começa por recordar que “a Quaresma oferece-nos uma providencial ocasião para aprofundar o sentido e o valor do nosso ser de cristãos, e estimula-nos a redescobrir a misericórdia de Deus, a fim de nos tornarmos, por nossa vez, mais misericordiosos para com os irmãos”. É nessa perspectiva que devem entender-se as propostas quaresmais de “oração”, “jejum” e “esmola”. É sobre esta última que a mensagem se debruça com especial destaque, como “forma concreta de socorrer quem se encontra em necessidade e, ao mesmo tempo, uma prática ascética para se libertar da afeição aos bens terrenos”. Os bens materiais devem ser “meios através dos quais o Senhor chama cada um de nós a fazer-se intermediário da sua providência junto do próximo”, afirma Bento XVI, chamando a atenção para o facto de “este apelo à partilha ressoar, com maior eloquência, nos Países cuja população é composta, na sua maioria, por cristãos, porque é ainda mais grave a sua responsabilidade face às multidões que penam na indigência e no abandono: Socorrê-las é um dever de justiça, ainda antes de ser um gesto de caridade”.
[Edição Nº 4693, 7 de Fevereiro]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2008-02-08 | |
Uma delegação do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes esteve duas semanas em Cabo Verde, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre a instituição de Leiria e a Câmara Municipal de São Vicente. Esse protocolo tem como objectivo criar escolas de música naquele país africano lusófono, coordenadas pelo Orfeão de Leiria, contando com o apoio da UNESCO.
O acordo foi celebrado em cerimónia oficial no Mindelo, no dia 21 de Janeiro, onde esteve a delegação do Orfeão de Leiria, composta por Henrique Pinto, presidente da instituição, Sandra Martins, directora pedagógica da Escola de Música, e alguns professores. A presidente da câmara de São Vicente, Isaura Gomes, representou o município cabo-verdiano na assinatura do protocolo, na sequência de um acordo estabelecido já há algum tempo entre o Orfeão de Leiria e o ministro da cultura de Cabo Verde.
[Texto integral na edição Nº 4693, 7 de Fevereiro]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
No passado dia 18 de Janeiro de 2008, a Casa Museu 18 de Janeiro de 1934, situada no Largo que dá nome à casa, em Casal Galego, na Marinha Grande, no acto da sua inauguração, foi palco para a assinatura do protocolo de geminação entre os municípios da Marinha Grande e do Tarrafal, na Ilha de Santiago (Cabo Verde).
A assinatura do documento protocolar foi antecedida de uma breve cerimónia de boas-vindas aos convidados, sendo saudados pelo Presidente da autarquia local, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande.
[Texto integral na edição Nº 4693, 7 de Fevereiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
A vigararia de Leiria vai realizar uma conferência no próximo dia 8 de Fevereiro, no salão paroquial da Barreira, sobre “a família na Igreja e na sociedade”. Pretende-se reflectir sobre o papel da família nos dias de hoje e ao mesmo tempo apresentar e partilhar experiências de apoio à formação das famílias. A família foi definida como igreja doméstica e desta forma é entendida pela Igreja que vê nela a casa onde se aprendem as mais importantes normas de vida. Na família se cresce e amadurece e nela se formam os valores e demais saberes que serão necessários no futuro. Mas a família assim entendida está hoje muito questionada e ameaçada. Por tudo isso vamo-nos questionando sobre o papel da família na sociedade e na Igreja do futuro. Importa conhecer os contornos e as linhas de rumo tanto da sociedade como da Igreja para delinear também o papel da família nesses novos contextos. A Igreja continua a ver na família o lugar privilegiado para a educação e para a formação do futuro. Por isso oferece muitos e variados caminhos para o apoio e incentivo da família. Importa conhecê-los e encontrar neles o espaço adequado para o crescimento de cada um.
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
A diferença é esclarecedora: 15-33. Tal como se previa, o Colégio João de Barros/Caixa Agrícola recebeu e perdeu com a campeã nacional Madeira SAD, na última jornada do Campeonato Nacional 1ª Divisão. Ainda assim, missão cumprida, num jogo marcado pelo apuramento histórico do clube pombalense para as competições europeias, graças ao 4º lugar final, que lhe permite ainda disputar a 2ª fase, onde se discute o título nacional.
[Texto integral na edição Nº 4693, 7 de Fevereiro]
O MENSAGEIRO | | |
Estamos a iniciar mais uma Quaresma. Tempo que nos habituamos a identificar com a penitência, o jejum e uma certa forma de estar e viver a fé que pouco ou nada tem a ver com a alegria de quem se sente amado e tocado por Deus. A Igreja oferece todos os anos este tempo de especial concentração e atenção à vida espiritual. O objectivo não é a penitencia ou o jejum em si mesmos, mas os frutos que podem alcançar: uma maior atenção e valorização da dimensão espiritual.
Nos tempos passados a Quaresma foi mais importante pelos adornos com que se foi definindo do que propriamente pelo fruto que suscitava. É interessante verificar que nesses tempos a Quaresma foi tão marcada por rituais e actos piedosos que morriam em si mesmo. Nesse tempo, a Páscoa, de que a Quaresma deveria ser uma preparação, nem se celebrava como hoje. Faziam-se muitas coisas, mas o essencial era muitas vezes esquecido. E compreende-se que assim fosse, o nosso povo enchia as igrejas, mas a formação religiosa era quase nula.
Hoje as coisas inverteram-se, as nossa igrejas estão vazias, mas o povo adquiriu maior consciência do que faz: pode não dar muita importância ao jejum, e à penitência, mas está presente na Vigília Pascal; pode não correr em massa para as manifestações de religiosidade, procissões, mas sabe que o importante é marcar o ritmo diário e histórico com uma solene celebração da Eucaristia.
Estamos, porém, na fase de transição para um novo ciclo e convivem ainda formas ancestrais de pensar e agir com novas formas reformadas e propostas pelo Concilio Vaticano II. O cristão encontra-se muitas vezes no meio desta mudança e se por um lado anseia caminhar para a frente, por outro lado, teme o corte com o passado. E sofre-se muito por causa da fé.
A diocese de Leiria-Fátima, tem feito algumas experiências de revitalização do tempo da Quaresma. Concretamente os últimos anos têm sido marcados com as chamadas “catequeses quaresmais” que desenvolvem temas propostos pelo bispo. Trata-se de momentos de formação e estudo, em que alguns temas da fé são desenvolvidos e estudados. No presente ano o bispo propõe que se passe a um estilo diferente. Mais intimista, mais interior, a proposta do Retiro Popular procura ser uma centralização na espiritualidade, na oração e diálogo com Deus. Uma oportunidade a não perder para quem quiser viver a Quaresma como aquilo que ela de facto e, e que o papa bem lembra na sua mensagem: um tempo de especial graça para o encontro com Deus. Mãos à obra e comecemos desde já a fazer desta Quaresma esse tempo especial.
[Edição Nº 4693, 7 de Fevreiro de 2008]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
“A Igreja, na sua sábia pedagogia, propõe aos seus filhos e a quantos o queiram acolher um tempo anual de recolhimento, o período da Quaresma, como sinal e apelo a procurar Deus com maior empenho e a permanecer com Ele demoradamente. Para isso, põe à disposição vários meios, como a escuta assídua da Palavra de Deus, a prática prolongada da oração e o empenho diligente em praticar a caridade fraterna, especialmente em relação aos mais necessitados”.
[Edição Nº 4692, 31 de Janeiro]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2008-02-06 | |
No próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, pelas 21h30, os Urze – Teatro, apresentam no palco do Teatro Miguel Franco a peça “No rasto de Miguel Torga”.
Esta peça parte da obra do escritor Miguel Torga e muito em particular do homem enquanto criador. Num trabalho de pesquisa, que permitiu edificar a criação de um Universo de cinco seres, onde se nasce e morre com a mesma naturalidade como em qualquer parte do mundo, mas com uma diferença: é ali que se nasce e morre, não em qualquer parte do mundo.
São histórias, ambientes visuais e sonoros e por momentos, confrontos entre o mundo rural e urbano. São também cinco actores que “roubam” as palavras e os sentidos de Miguel Torga, para o encontrar e entender, procurando contextualizá-lo no mundo contemporâneo.
São experiências sobre a dor, sobre o amor, a velhice, a meninice, a maldade, a bondade e a liberdade. É sobretudo uma experiência sobre a própria vida num registo de cumplicidade com o público.
Com dramaturgia e encenação de Pompeu José e Urze - Teatro, direcção de actores de Pompeu José, “No Rasto de Miguel Torga” conta com a interpretação de Andreia Vasconcelos, Fábio Timor, Glória de Sousa, Isabel Feliciano e Rui Félix.
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
A escrita e a cidadania foram o mote para o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que reuniu na cidade do Lis cerca de duas dezenas de especialistas, convidados pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL). A ocasião serviu ainda para homenagear o poeta Manuel Alegre, que dá o nome a um prémio a atribuir pelo IPL.
“A ciberliteratura é uma boa ferramenta para exercitarmos a nossa inteligência”, referiu a escritora Marta Gautier, no decorrer do painel “Na Vanguarda da Escrita”. As novas tecnologias como instrumentos de promoção e instrução foram questões em debate, num painel que contou ainda com a participação dos jovens escritores do distrito de Leiria Paulo Kellerman e Luís Costa Pires. “Acho que o casamento, os filhos, a rotina da casa, não são ‘alibi’ para todos os ‘crimes’”, defendeu a também psicóloga Marta Gautier, numa alusão ao papel da leitura na formação de personalidades.
A segunda edição do encontro, promovida pela instituição leiriense, decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, nos dias 24 e 25 de Janeiro.
Manuel Alegre e a poesia
Revelar novos autores é o objectivo do IPL, com o lançamento do Prémio de Poesia Manuel Alegre. A revelação, feita na abertura do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, contou com a presença do próprio poeta, distinguido pelo IPL. “Na nossa história, a poesia sempre foi inseparável da cidadania – desde D. Dinis. E também inseparável da liberdade, dos portugueses e do próprio país”, referiu o poeta, que recebeu com “comoção e grande embaraço” a homenagem.
O Prémio de Poesia Manuel Alegre, no valor de 7500 euros, será atribuído de dois em dois anos.
“Uvas” premiadas
No âmbito do encontro, foram ainda premiados alguns trabalhos apresentados no “Concurso de Literatura – Região de Leiria e Oeste”. “As Uvas de Laberia Gala” de Orlando Cardoso (poesia) e “Contos a Oeste” de Ana Cristina Luz (conto) foram as mais altas distinções em cada categoria, das 131 obras a concurso.
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
O ministro da Saúde, Correia de Campos, assegurou no dia 25 de Janeiro, um apoio de quatro milhões de euros para obras no hospital de Leiria, uma unidade que classificou de “exemplar” e “modelo” para outros equipamentos.
Na visita que fez ao hospital, foi anunciado o apoio público para a requalificação do serviço de urgências e para a construção de uma nova unidade de cuidados intensivos.
Correia de Campos justificou a visita a Leiria com a necessidade de “premiar o conselho de administração e todos aqueles que trabalham” no hospital.
[Texto integral na edição Nº 4692, 31 de Janeiro]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
Os pais preocupam-se e os mais pequenos agradecem. Leiria, Guarda, Lisboa e Santarém são os municípios onde um estudo da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) detectou os maiores índices de segurança no transporte de crianças. Ainda assim, e apesar do aumento da utilização do sistema de retenção para crianças (SRC), “metade deles ainda são mal utilizados e têm erros graves.”
Os dados constam do primeiro estudo sobre transporte de crianças no automóvel em ambiente urbano, realizado pela APSI, que revelou que, nas localidades, 87,7 por cento das crianças eram transportadas em cadeirinhas, contudo, destas em apenas 65 por cento dos casos a protecção era a adequada.
Os distritos que mais utilizam o SRC são Faro, Beja, Setúbal, Coimbra e Porto (entre 92 e 97 por cento). Mas são a Guarda, Leiria, Lisboa e Santarém (entre 75 e 84 por cento) que têm mais crianças correctamente transportadas.
A investigação insere-se no âmbito do projecto “Centro de Informação Itinerante: Segurança da Criança no Automóvel” que incluiu a realização de estudos de observação, sessões de formação para crianças em idade escolar e de esclarecimento abertas à comunidade e acções de verificação e demonstração do uso e montagem de cadeirinhas.
O estudo sobre transporte de crianças no automóvel em ambiente urbano foi realizado entre os meses de Junho a Novembro de 2007, junto de 5300 crianças, nos 18 distritos de Portugal continental.
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
O autor e cantor Paco Bandeira estará em Fátima no próximo dia 10 de Fevereiro, Domingo, para actuar na iniciativa de solidariedade para com o Centro de Recuperação Infantil de Fátima (C.R.I.F.). O espectáculo decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.
´
O C.R.I.F., fundado em 1976, actualmente com 135 utentes com idades entre os oito e os cinquenta anos, e que também acompanha trinta alunos do ensino regular, pretende construir um pavilhão multiuso, ao lado das actuais instalações, localizadas na localidade de Moimento, na freguesia de Fátima.
O projecto está concluído, encontrando-se neste momento em apreciação pela autarquia municipal de Ourém.
“Será um espaço que conciliará a prática do desporto, com as áreas lúdica e cultural, para apoio aos utentes da casa”, explica Paula Abreu, do C.R.I.F., acrescentando que o futuro espaço estará preparado para, por exemplo, acções de formação ou exposições.
Com vista à angariação dos necessários apoios monetários para a construção do pavilhão, o C.R.I.F. leva a efeito este momento de solidariedade, que terá início às 17h00, com a repetição da peça apresentada pelo C.R.I.F. naquele mesmo espaço no final do ano de 2007, seguida do concerto de Paco Bandeira.
Os bilhetes de entrada podem ser adquiridos na Secretaria do CRIF ou na loja de artigos religiosos do CRIF, no Moimento e na Rua Santa Isabel/Cova da Iria, respectivamente. No dia do espectáculo a compra pode ser efectuada no Centro Pastoral Paulo VI.
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
No interior do sertão brasileiro, no estado de Fortaleza, conhecemos a construção do maior Santuário Mariano do nordeste brasileiro. Na Diocede de Tianguá em São Benedito, ergue-se um templo imponente dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções mais marcantes do povo cearense.
Localizado no centro geográfico de uma serra, o Santuário Mariano de São Benedito vai promover a integração entre vários municípios de Fortaleza, dos vários Estados do Brasil e de muitas regiões do mundo que com os muitos peregrinos a visitarem tornar-se-á no maior centro de espiritualidade Mariana daquela região.
[Texto integral na edição Nº 4692, 31 de Janeiro]
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
A conquista dos primeiros três pontos fortaleceram a esperança da U. Leiria em permanecer na Liga. À 17ª jornada, na recepção à Académica, a União fez a força e o resultado foi um esclarecedor 3-1, num jogo marcado pelo “bis” de João Paulo e por dois regressos à cidade do Lis.
Antes da difícil deslocação ao Estádio do Dragão, a equipa de Vítor Oliveira conseguiu o que já há muito perseguia. No derbie do centro, e à semelhança da última época, os leirienses levaram a melhor sobre os “estudantes”, com golos de João Paulo (2) e Laranjeiro, contra um de Edgar.
Este “bis” permitiu ao avançado subir ao terceiro lugar da lista de melhores marcadores da Liga, com 8 golos, contra 13 do líder, Lisandro Lopez (Porto). É ainda o avançado português com a pontaria mais certeira.
De regresso à cidade do Lis, mas a defender as cores adversárias, estiveram os antigos técnico e avançado da U. Leiria, Domingos Paciência e Ivanildo, respectivamente, que em 2006/07 contribuíram para a vitória (2-0) sobre a Académica.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
O guarda-redes Rui Patrício (Sporting) e o avançado Saleiro (Fátima) foram chamados pelos seleccionadores nacionais Luís Filipe Scolari (AA) e Rui Caçador (Sub-21), respectivamente, para o particular com a campeã do Mundo, Itália, e para o Torneio Internacional Vale do Tejo.
A grande novidade nas selecções de Portugal é a chamada do guarda-redes “leonino”, formado nas camadas jovens do Sport Clube Leiria e Marrazes. “É a primeira convocatória de um jogador jovem. É um passo importante. Deixa-nos satisfeitos a nós e especialmente a ele”, comentou o seu treinador Paulo Bento, que esta época rapidamente o promoveu de terceira opção a titular da equipa sénior do Sporting.
O responsável pela chamada, Scolari, justificou a presença do atleta como forma de precaver o futuro. “No mundial tivemos problemas com um dos guarda-redes mais jovens, que sofreu uma lesão. Fizemos então outra opção. Já em jogos amigáveis antes de 2004, também incluímos guarda-redes jovens.”
Para o jogo com a Itália Rui Patrício vai ter a concorrência de Ricardo (Bétis de Sevilha) e Quim (Benfica).
A boa época no Fátima, levou a que Saleiro fosse outro dos atletas, com ligações a clubes da região, a serem chamados às selecções nacionais. O avançado vai disputar o VIII Torneio Internacional Vale do Tejo, que se realiza nos dias 5 e 6 de Janeiro, em Abrantes, Alcanena, Cartaxo e Rio Maior. Escócia, Ucrânia e Suécia são as restantes selecções presentes.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
A Quaresma é um tempo único na caminhada cristã. Um tempo de formação, de oração e de consciencialização do percurso individual e comunitário. No passado, este período do ano litúrgico teve uma incidência maior nos aspectos morais e celebrativos. Actualmente notamos que os caminhos propostos vão mais na linha da formação e interiorização da fé. Sinais dos tempos que se querem mais voltados para a formação e expressão da fé.
Nos últimos anos temos assistido a um incremento das chamadas “catequeses quaresmais” como espaço de eleição para a referida formação. Segundo o modelo mistagógico, elas têm sido uma espécie de “iniciação” à fé, associando a formação à celebração da fé. Muitas iniciativas se têm tomado e variados caminhos se têm traçado.
No presente ano, o bispo da diocese propõe uma reformulação dos esquemas e até dos conteúdos. Passam a entender-se como “retiro popular”, e com esta formulação pretende-se alargar o horizonte em dois sectores: por um lado, o alvo a atingir e por outro os conteúdos a desenvolver.
Pretende-se atingir o mais possível os fiéis, por isso a designação popular, que remete para os vários grupos, movimentos e sectores da vida da Igreja. O desafio é, pois, alcançar todos os sectores da vida das comunidades, o “povo”. Por isso se apela para a organização de grupos sectoriais, grupos de proximidade física ou espiritual, grupos constituídos, mas também grupos espontâneos.
Mas a reunião que se propõe não tem apenas um objectivo instrutivo ou doutrinal. As sessões pretendem mesmo ser um espaço de partilha, de encontro e de oração. Uma oração que se quer cada vez mais vivida e comunicada, na certeza de que o enriquecimento de uns serve para o crescimento de todos.
A proposta foi estudada e desenvolvida pelos responsáveis de forma a permitir que os vários grupos sejam autónomos na sua execução, podendo adaptar o esquema às características próprias do grupo, nomeadamente no que diz respeito ao tempo utilizado, à periodicidade dos encontros e até à forma de realização.
A nosso ver a proposta é ousada. Por se tratar de um retiro, que exige alguma bagagem e formação cristã e ousada também por seguir a estrutura da Lectio Divina, leitura orante da Palavra, que não é acessível a todas as pessoas e não pode ser feita de ânimo leve. Mas por outro lado, os auxílios fornecidos permitem um fácil manuseamento e as indicações feitas permitem acreditar na fácil execução das sessões programadas.
Temos nas mãos um precioso documento que nos pode ajudar a viver de forma mais intensa o Tempo da Quaresma que vamos iniciar. Não deixemos passar ao lado mais esta oportunidade para crescer na fé.
[Edição Nº 4692, 31 de Janeiro de 2008]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |