<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Retiro do povo

A Quaresma é um tempo único na caminhada cristã. Um tempo de formação, de oração e de consciencialização do percurso individual e comunitário. No passado, este período do ano litúrgico teve uma incidência maior nos aspectos morais e celebrativos. Actualmente notamos que os caminhos propostos vão mais na linha da formação e interiorização da fé. Sinais dos tempos que se querem mais voltados para a formação e expressão da fé.

Nos últimos anos temos assistido a um incremento das chamadas “catequeses quaresmais” como espaço de eleição para a referida formação. Segundo o modelo mistagógico, elas têm sido uma espécie de “iniciação” à fé, associando a formação à celebração da fé. Muitas iniciativas se têm tomado e variados caminhos se têm traçado.

No presente ano, o bispo da diocese propõe uma reformulação dos esquemas e até dos conteúdos. Passam a entender-se como “retiro popular”, e com esta formulação pretende-se alargar o horizonte em dois sectores: por um lado, o alvo a atingir e por outro os conteúdos a desenvolver.

Pretende-se atingir o mais possível os fiéis, por isso a designação popular, que remete para os vários grupos, movimentos e sectores da vida da Igreja. O desafio é, pois, alcançar todos os sectores da vida das comunidades, o “povo”. Por isso se apela para a organização de grupos sectoriais, grupos de proximidade física ou espiritual, grupos constituídos, mas também grupos espontâneos.

Mas a reunião que se propõe não tem apenas um objectivo instrutivo ou doutrinal. As sessões pretendem mesmo ser um espaço de partilha, de encontro e de oração. Uma oração que se quer cada vez mais vivida e comunicada, na certeza de que o enriquecimento de uns serve para o crescimento de todos.

A proposta foi estudada e desenvolvida pelos responsáveis de forma a permitir que os vários grupos sejam autónomos na sua execução, podendo adaptar o esquema às características próprias do grupo, nomeadamente no que diz respeito ao tempo utilizado, à periodicidade dos encontros e até à forma de realização.

A nosso ver a proposta é ousada. Por se tratar de um retiro, que exige alguma bagagem e formação cristã e ousada também por seguir a estrutura da Lectio Divina, leitura orante da Palavra, que não é acessível a todas as pessoas e não pode ser feita de ânimo leve. Mas por outro lado, os auxílios fornecidos permitem um fácil manuseamento e as indicações feitas permitem acreditar na fácil execução das sessões programadas.

Temos nas mãos um precioso documento que nos pode ajudar a viver de forma mais intensa o Tempo da Quaresma que vamos iniciar. Não deixemos passar ao lado mais esta oportunidade para crescer na fé.

[Edição Nº 4692, 31 de Janeiro de 2008]

Etiquetas: