“Muito diálogo com todos os envolvidos, consulta aos colaboradores mais próximos e oração insistente para que o Espírito Santo ilumine as nossas decisões”. Foram estes os ingredientes usados pelo Bispo diocesano, D. António Marto, para as nomeações e reestruturações dos serviços pastorais, dadas a conhecer no passado dia 13 de Julho. Trata-se da mudança mais radical efectuada nos últimos anos na nossa diocese, com 29 nomeações directas e um organigrama de serviços totalmente reformulado, visando “agilizar e tornar mais eficazes as estruturas ao serviço da evangelização, através de uma coordenação dos diversos sectores da actividade eclesial por afinidades”.
[Edição Nº 4665, 19 de Julho de 2007]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2007-07-20 | |
Numa iniciativa pioneira a nível nacional, e contando com o apoio da Valorlis, a Câmara Municipal de Ourém vai distribuir pelos munícipes, gradualmente durante três anos, 860 compostores domésticos, que para além de permitirem uma significativa redução dos resíduos em aterro, tornarão possível o aproveitamento de resíduos orgânicos através da sua transformação em adubo de elevada qualidade.
A distribuição dos compostores irá abranger, nesta primeira fase as freguesias de Atouguia, Fátima e N.ª Sr.ª da Piedade, recebendo, respectivamente, cada uma 235, 440 e 185 compostores.
Numa dupla vertente, de sensibilização e educação cívica e ambiental, os compostores serão distribuídos também a estabelecimentos de ensino que possuam áreas ajardinadas, permitindo aos mais novos o contacto com esta técnica simples.
A distribuição do material terá início em Setembro, sendo assegurada formação aos utilizadores e aos técnicos da autarquia que irão acompanhar o processo.
Os interessados poderão inscrever-se junto da Divisão de Ambiente da autarquia, sendo dada prioridade a habitações que possuam alguma forma de energia alternativa. Os aderentes podem solicitar a qualquer momento apoio à autarquia na implementação do processo.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
A visita da televisão a todos os portugueses de norte a sul do país através da exposição itinerante “Portugal Azul – O futuro passa por si”, que percorre as capitais de distrito, estará na cidade de Leiria entre 20 a 29 de Julho, onde decorrerá um programa em directo. Enquanto a exposição estiver no distrito de Leiria, haverá no dia 27 de Julho, sexta-feira uma emissão em directo conduzida por Carlos Ribeiro, Isabel Angelino, João Baião e Serenella Andrade.
A RTP está a levar a cada uma das capitais de distrito do País uma exposição Portugal Azul sobre os 50 anos de televisão em Portugal, que arrancou no dia do aniversário da RTP, a 7 de Março, ficando entre 3 a 7 dias em cada cidade num total de mais de seis meses.
No interior da exposição, os visitantes de Leiria terão a oportunidade de conhecer a RTP nas dimensões que habitualmente não são conhecidas do grande público. Vão poder viajar ao longo das cinco décadas da RTP e conhecer os marcos mais importantes da história do serviço público de televisão. É ainda possível conhecer os serviços da RTP para espectadores com necessidades especiais, como invisuais ou surdos.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu, no passado dia 13 de Julho, à celebração eucarística que assinalou o aniversário da dedicação da Catedral diocesana. Concelebraram os padres Jorge Guarda, vigário-geral, Luciano Cristino, presidente do Cabido, e Joaquim Baptista, pároco da Sé, entre alguns outros membros do presbitério, um número significativo de religiosos e cerca de uma centena de fiéis leigos. Reunidos em volta do Bispo, quiseram, assim, viver este acto de especial significado para o papel da Catedral, como sinal da comunhão desta Igreja particular de Leiria-Fátima. No mesmo sentido, a par desta celebração efectuada na igreja-mãe, foi também assinalada a dedicação da Sé nas outras igrejas da Diocese, “em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do Povo de Deus”, como referia uma nota enviada pelo vigário-geral.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
São quatro os jovens talentos leirienses que vão representar Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorre de 22 a 27 de Julho, na cidade sérvia de Belgrado. Irina Rodrigues (lançamentos do disco e peso) e João Alexandre (salto em comprimento) defendem as cores da Juventude Vidigalense (JV), no atletismo, enquanto que Mara Silva (100 e 200 metros costas e 4x100 metros estilos) e Sara Cruz (100 metros livres e mariposa, 4x100 metros livres e estilos) representam o Académico de Leiria, na natação.
Igualar, no mínimo, a última participação no FOJE, em Lignano, há dois anos, em que arrebatou 9 medalhas (duas de ouro, três de prata e quatro de bronze), é o objectivo da comitiva portuguesa. Entre ela, e para além dos atletas referidos, segue ainda o técnico Paulo Reis, da JV.
A missão portuguesa é constituída por 76 atletas (atletismo, ciclismo, ginástica, natação, ténis de mesa, ténis, judo e pólo aquático) sendo uma das mais numerosas dos 49 países participantes e membros dos Comités Olímpicos Europeus.
Entretanto, Irina Rodrigues (JV) e Carlos Vicente (Arneirense), vão disputar o Campeonato da Europa de juniores, que decorre de 19 a 22 de Julho, na cidade holandesa de Hengelo.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
A Supertaça Cândido de Oliveira joga-se, pelo segundo ano consecutivo, no Estádio Municipal de Leiria. O derby, entre Porto (vencedor da Liga 2006/07) e Sporting (vencedor da Taça de Portugal 2006/07), está marcado para o dia 11 de Agosto.
Os actuais campeões nacionais vão tentar repetir o feito do dia 19 de Agosto de 2006, quando venceram (3-0) o Vitória de Setúbal e, assim, arrecadaram o seu 15º troféu, em 26 edições. Já a equipa leonina, vai tentar levar o seu 6º troféu.
Para um Estádio Municipal de Leiria pouco habituado a enchentes, este poderá ser um jogo para contrariar a tendência.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
Ao longo da sua caminhada na história dos homens a Igreja de Jesus Cristo tem procurado sempre organizar-se e estruturar-se de acordo com as necessidades concretas dos tempos e dos povos. Uma preocupação que muitas vezes absorve o trabalho e as preocupações dos bispos, os mais directamente envolvidos na tarefa de reestruturação. Um trabalho nem sempre fácil e nem sempre a contento das populações e dos indivíduos mais directamente envolvidos.
Se no passado encarávamos tais movimentações de pessoas e serviços promovidos pelo bispo como uma manifestação da vitalidade do Espírito Santo que actua na Igreja, já nos tempos mais recentes muitos foram os que as quiseram relacionar directamente com a vontade do homem, que sendo embora bispo, pode errar e pode enganar-se. Hoje temos uma grande dificuldade em perceber a acção do Espírito quando se trata de realidades tão humanas. E no entanto, ontem como hoje, este trabalho de reestruturação e mobilidade (alguns chamam-lhe flexisegurança, como se tivessem descoberto a pólvora) é, nas questões da Igreja, uma clara manifestação da vitalidade do governo de Deus. Ou seja, os crentes acreditam efectivamente que o Espírito age por meio dos pastores que sabem estar atentos e na altura certa arriscam mudanças que quebram a monotonia e o status quo. Uma vitalidade que se descobre na capacidade de estar atento aos sinais dos tempos e na coragem de trilhar novos caminhos. O espírito é isso mesmo “vento que sopra sem que se saiba de onde vem nem para onde vai”.
D. António Marto, há um ano na frente dos destinos da diocese de Leiria-Fátima, fez recentemente um vasto elenco de mudanças estruturais na diocese que implicaram também mudanças de padres e de serviços. Em boa hora chegam às nossas mãos essas mudanças e programas. Elas são a prova de que o bispo soube ouvir, soube escutar, soube estar atento e conhecer a diocese para a qual foi nomeado. Acima de tudo elas são a prova de que o pastor está atento ao rebanho e vive a preocupação de o levar a boas pastagens. Só quem não arrisca é que não acerta. Quem porém arrisca corre o risco de errar, mas ficará sempre com a certeza de que não esteve parado e procurou caminhos de renovação. E é disso que a Igreja precisa neste momento. A diocese agradece mais uma vez a Deus o bispo corajoso, audaz e sapiente que lhe deu, o que se prova uma vez mais no trabalho árduo e sábio que agora vem a público.
Fomos ouvi-lo e procuramos conhecer um pouco melhor as preocupações que dinamizam o bispo. Mais que ânsia de mostrar trabalho encontramos um crente e um amigo que quer ajudar todos a descobrirem a alegria de ser cristãos.
[Edição Nº 4665, 19 de Julho 2007]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
O teatro é um dos pontos-chave da cultura na cidade. Apesar da falta de apoios, o empenho e a determinação dos amantes desta arte, junto a um público fiel, fazem com que seja possível a sobrevivência da actividade. Aos seus lugares, o espectáculo vai começar…
[Edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2007-07-13 | |
O distrito de Leiria fez o pleno ao colocar os mosteiros de Alcobaça e da Batalha, bem como o Castelo de Óbidos, na lista das 7 Maravilhas de Portugal. Três distinções que trazem mais notoriedade à região e, em pleno período de férias, certamente mais visitantes.
Foram milhares os votos que durante meses, via Internet, SMS ou telefone, levaram o distrito de Leiria a ter eleitas todas as suas propostas, de entre um total de 21 monumentos candidatos. Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena e Castelo de Guimarães, completam a lista das 7 Maravilhas de Portugal, anunciadas no decorrer da cerimónia que revelou ainda as novas 7 Maravilhas do Mundo, dia 7 de Julho, no Estádio da Luz.
Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Perú), Chichén Itzá (México), Coliseu de Roma (Itália) e Taj Mahal (Índia) são os novos ícones de beleza arquitectónica eleitos, a nível mundial, por cerca de 100 milhões de votantes.
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | | |
O centro histórico de Leiria será palco, no próximo dia 14 de Julho da Feira do Centro Histórico, organizada pela Câmara Municipal de Leiria, Acilis e UAC - Agência de Promoção e Desenvolvimento dos Centros Urbanos, inserida no programa de promoção do comércio tradicional.
Esta feira tem como objectivos aumentar a atractividade desta área, envolvendo os empresários instalados no centro histórico na sua promoção e criar condições para o diferenciar como uma zona de comércio atractiva, segura, diversificada na oferta e de atendimento personalizado, num formato de centro comercial aberto.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
Sob o mote “O namoro dos nossos avós”, o ACRS – Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira leva a efeito, no próximo dia 14 de Julho, o já tradicional Festival Internacional de Folclore “Vila da Caranguejeira 2007”, no Parque Natural da Barroca da Gafaria (Caranguejeira).
Através de uma exposição etnográfica e de uma demonstração ao vivo, o público ficará a conhecer a forma de como se namorava no início do século XX. O adro da igreja, as descamisadas (onde quem encontrasse uma espiga vermelha podia dar um beijo ou um abraço ao(à) seu(sua) amado(a)) e a janela ou o alpendre da casa da rapariga eram alguns dos locais mais característicos para namorar. Cenários que o Rancho Folclórico dos Soutos vai reproduzir numa representação etnográfica da forma como namoravam (“se falavam”) os nossos avós.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Depois de esgotados três quadros de apoios comunitários, com muitos erros nos gastos dos fluxos financeiros vindos da União Europeia a servirem fins não previstos, aí está a esperança para Portugal. O QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional vai compreender os períodos de 2007-2013 e servirá para dotar o nosso país de mais desenvolvimento e inovação, de modo que Portugal se insira definitivamente na senda do progresso.
O QREN foi publicado no Diário da República no dia 3 de Julho de 2007 e representa o culminar das negociações políticas e técnicas que decorreram ao longo dos últimos meses entre as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia.
[Texto integral na edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: política
O MENSAGEIRO | | |
A crescente diminuição de nascimentos deve levar a Igreja a reflectir sobre a necessidade de rever os seus métodos no que diz respeito à catequese e mesmo à administração dos sacramentos da Iniciação Cristã. D. António Marto propôs mesmo que a administração do Sacramento da Confirmação fosse cada vez mais a concretização de um processo catecumenal e obedecesse por isso mesmo a normas e estruturas mais de acordo com o itinerário cristão. Uma das sugestões que fez aos párocos foi no sentido de que a celebração do mesmo sacramento fosse mais expressiva da comunhão eclesial. Nesse sentido algumas paróquias preparam já para o corrente ano pastoral a celebração conjunta do referido sacramento. Temos conhecimento que as paróquias da Barreira, Cortes e Cruz da Areia se associaram de forma a dar à celebração uma maior solenidade ao mesmo tempo que seja expressão da fraternidade. No próximo sábado às 17h30, na Igreja da Cruz da Areia cerca de 63 jovens adolescentes irão receber o sacramento do crisma. Esta programação conjunta permitiu ainda aos párocos das referidas paróquias trabalharem em conjunto na organização dos encontros de preparação, bem como da própria celebração que será animada musicalmente pelos grupos corais das três paróquias. Uma experiência a destacar pela carga simbólica que traz consigo.
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
“Bater o recorde nacional” é o objectivo para a estreia no Campeonato do Mundo de Juvenis. Kevin Wilson, o atleta, e Gonçalo Durão, o treinador, defendem as cores nacionais na prova, bem como as do Bairro dos Anjos, o único clube do distrito de Leiria representado no mundial.
Tem sido com alguma regularidade que Kevin Wilson tem sido noticia. Esta época, o jovem de 17 anos venceu o Octatlo do Atleta Completo Distrital, realizado na Marinha Grande, nos dias 24 e 25 de Março, com um total de 5507 pontos, superando o mínimo imposto pela Federação Portuguesa de Atletismo (5500 pontos) para estar presente nos Campeonatos do Mundo de Juvenis, que decorre em Ostrava, até ao dia 15 de Julho. Seguiu-se nova vitória no Atleta Completo Nacional (5717 pontos), prova que decorreu em Beja, nos dias 21 e 22 de Abril
Na República Checa o principal “objectivo passa por adquirir experiência, já que a competição tem um carácter muito pesado, no entanto, aproximar-se do recorde nacional está também em mente”, avançou o treinador de Kevin Wilson, já em Ostrava. Para Gonçalo Durão, estamos perante um atleta com futuro, tendo em conta não só os resultados já obtidos, mas porque a carga nos treinos não tem sido máxima. “É um atleta que pode evoluir muito mais”, referiu.
As cores nacionais são ainda defendidas por Rodrigo Santos (Terceira) e Cláudio Nóbrega (Estreito), no lançamento do martelo, e Luís Lopes (Rio Maior), nos 10000 metros marcha.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
Talvez nem todos se apercebam do que vai acontecendo em Leiria. Há, a todos os níveis, um vasto programa de acções e realizações que “mexem” com a cidade. O mês de Junho é vivido na euforia dos santos populares, desfiles e pequenos encontros de amigos ou de bairro á volta de um grelhador onde pingam as douradas sardinhas.
Mas Leiria é mais que o popular e tradicional. Leiria também é cultura e património. E Junho é um mês de eleição. São muitas e variadas as realizações, as acções e programas de cariz cultural. Nomeadamente, Junho é o mês do teatro em Leiria. Não faltam as casas de espectáculos e não faltam durante trinta dias as encenações.
Mas nem tudo corre bem nos bastidores. Falta de verbas e falta de público são uma constante que se verificam no país e também na cidade de Leiria. Sintomas que revelam um pouco da mentalidade e do consciente colectivo lusitano. Damos pouco valor e pouca importância à cultura. Para o português médio o importante é o bailarico popular, com uma música “pimba”, as sardinhas assadas e a as graçolas baixas e balofas. Divertir-se é para o “portuga” sinónimo de completo alheamento da vida e da existência; divertir-se é sempre sair daqui, viver no sonho e construir um mundo imaginário. Afinal, divertir-se é estar fora daqui; é algo impossível para o aqui e agora. Por essa razão, somos adeptos do álcool e da droga, sempre que usados para “nos divertirmos”. Aliás sem essas coisas já nem sabemos divertir-nos.
A antropologia cristã, porém, tem uma outra visão. O divertimento é parte essencial da formação e da afirmação do ser humano. Ser-se Homem é também criar espaços para o divertimento e para o laser. Mas esses não requerem de forma categórica alheamento ou mesmo negação da essência humana. Para me divertir não preciso, afinal, de deixar de ser o que sou e de me assumir como homem. Não são necessárias drogas ou álcool que me façam esquecer o que sou. Posso perfeitamente sonhar com outra realidade sem deixar de assumir a presente.
Falta à cultura moderna uma visão unitária do ser humano. Negamos Platão, mas afirmamo-nos como seres dualistas. Leiria vive este engano de forma clara e evidente, como o mostram as dificuldades na implementação de actividades culturais e de laser. Nesta edição fomos constatar o que já pressentíamos ser uma realidade e trouxemos a público a realidade que encontramos para que fique claro que há neste campo muito a fazer por cada um de nós.
Mais ainda agora que o distrito de Leiria tem 3 monumentos considerados maravilhas do País. A cultura está na moda.
[Edição Nº 4664, 12 de Julho de 2007]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
Falar de guerra nas páginas deste jornal pode parecer um contra-senso. Mas, no fundo, é um assunto que não devemos evitar e, muito menos, ignorar. E falar de guerra pode ser, também, falar de paz, seja pela acção directa contra os opressores e terroristas do mundo moderno, seja pelo apoio a quem precisa de ajuda para o exercício dos seus direitos fundamentais à justiça, à liberdade e à vida.
O Regimento de Artilharia n.º 4 está em Leiria há 80 anos. Continua, hoje, a preparar homens para o uso das armas, sobretudo, para uma presença de garantia de paz, em locais como Timor, Kosovo ou Iraque. E também para missões de paz no País e na região, como é a colaboração no combate aos incêndios, na solução de catástrofes e na reposição da ordem pública. É, por isso, de justiça, o destaque que lhe damos nesta edição. Também pela relação que a Diocese mantém, ao longo dos anos, com esta instituição militar, nomeadamente através da presença do capelão. Em entrevista a O Mensageiro, o coronel Carlos Videira, comandante da unidade, fala-nos da história e aponta caminhos de futuro, com “mais maturidade e responsabilidade”.
[Edição Nº 4663, 5 de Julho de 2007]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | 2007-07-06 | |
A Marinha Portuguesa é o ramo das Forças Armadas que desenvolve de forma permanente uma actividade operacional de interesse público, militar e diplomática numa das áreas mais estratégicas para Portugal: o mar.
Uma das missões de apoio que a Marinha desenvolve durante o Verão é o patrulhamento/vigilância da costa, incluindo as zonas balneares. Dos acidentes mortais directamente relacionados com a prática balnear verificados durante o período de 1 de Junho a 30 de Junho de 2007, houve cinco casos a registar, dois em praias vigiadas e três em praias não vigiadas.
Durante este mês de Junho fora realizadas 82 operações de salvamento nas praias em Portugal e dos cinco casos de morte, existem dois destes que aconteceram no distrito de Leiria. No dia 10 de Junho, na Praia D’El-Rey em Peniche, um indivíduo do sexo masculino, faleceu de doença súbita em zona de rebentação e no dia 22 de Junho, na Praia da Nazaré, faleceu outro por afogamento.
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
A praça Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha, recebe, no próximo dia 14 de Julho, sábado, com início às 21h30, um magnífico espectáculo de música e dança, apresentado pelo grupo “Monte Lunai”. Trata-se de um projecto formado por cinco músicos que se dedicam a uma reinvenção da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia. É composto por um violinista, um contrabaixista, um tocador de flautas, rausschpheif, clarinete popular, gaita de foles, didgeridoo, berimbau e outros, um percussionista e um guitarrista. O grupo faz-se, ainda, acompanhar por especialistas na arte da dança, que trabalham a interligação entre o grupo e o público, ao qual é exemplificada a coreografia e pedida a participação activa na festa.
[Texto integral na edição Nº 4663, 5 de Julho de 2007]
Etiquetas: cultura
O MENSAGEIRO | | |
Bancadas ao rubro, com ambas as equipas, e respectivas claques, a fazerem a festa no final do jogo. O Benfica levou a melhor no campo desportivo (5-2), no entanto perdeu no apoio. A Golpilheira ainda esteve com uma mão no troféu, no entanto, a condição física acabaria por ser determinante. Ainda assim, feito inédito para a primeira equipa do distrito de Leiria a conseguir chegar à final da Taça de Portugal de futsal feminino.
O Pavilhão de Almeirim quase esgotou para receber a final da prova, realizada no dia 29 de Junho. Frente-a-frente a vencedora do campeonato do distrito de Lisboa e da Taça Ibérica, e ainda terceira classificada na Taça Intercontinental, a equipa do Benfica, e a vencedora do campeonato distrital de Leiria, a Golpilheira. Um desnível acentuado entre instituições que, no entanto, a equipa batalhense tentou inverter, tanto no campo como nas bancadas.
[Texto integral na edição Nº 4663, 5 de Julho de 2007]
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
Empenho e dedicação pelo clube, são as exigências do presidente e técnico da U. Leiria, João Bartolomeu e Paulo Duarte, respectivamente, para a nova época. A apresentação oficial da equipa decorreu no dia 1 de Julho, num auditório – Estádio Municipal de Leiria – repleto.
“Façam uma equipa forte, humilde e que respeite todos os adversários. Quero que haja um espírito de grupo forte, quero-vos unidos, sem divisões, com solidariedade”, foram as palavras de João Bartolomeu para o grupo que vai disputar a Liga e as taças Intertoto, de Portugal e da Liga. Igualmente num discurso muito familiar, Paulo Duarte, curiosamente genro do presidente do clube, destacou a necessidade de criar um bom balneário, fundamento essencial para que, no campo desportivo, os resultados apareçam. “Boa sorte a todos e peço-vos que façam uma grande equipa e uma grande família”, referiu.
No que toca a objectivos, a manutenção é a principal prioridade. “A U. Leiria nunca assumiu mais que a manutenção. Esperamos garantir esse objectivo o mais rápido possível e depois, tudo o que vier será por acréscimo”, adiantou Paulo Duarte, que vai ter a seu lado, como treinador-adjunto, um também antigo atleta da equipa leiriense, Mário Artur.
Entre estreias e regressos à cidade do Lis, são, para já, doze as caras novas. O técnico leiriense considera o plantel fechado, no entanto, podem surgir novidades, caso saia algum atleta. É com um plantel de 25 jogadores que a U. Leiria vai disputar a Liga 2007/08, que tem a jornada inaugural agendada para o dia 18 de Agosto.
Entretanto, o primeiro compromisso oficial da época é já no dia 21 de Julho, referente à 1ª mão da 3ª eliminatória da Taça Intertoto. Eslovénia ou Sérvia são as deslocações possíveis, para defrontar o Maribor ou o Hajduk Kula, respectivamente, consoante a equipa que sair vencedora da 2ª eliminatória. A 2ª mão esta agendada para o dia 28 de Julho, no Estádio Municipal de Leiria.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
Pelo segundo ano consecutivo, o Santuário de Fátima oferece uma semana de férias às mães que estão a tomar conta dos seus filhos deficientes em suas casas, para que ambos possam usufruir de um momento diferente de descanso.
Tal como na primeira edição, realizada em Agosto de 2006, as mães podem optar por confiar os seus filhos aos cuidados da organização, reservando a semana para descanso pessoal ou para dedicarem mais tempo aos seus outros filhos e familiares, ou decidirem-se a acompanhar os seus filhos, participando nas iniciativas com as crianças.
O 1º turno, para deficientes dos 15 aos 40 anos, começa no dia 12 de Agosto, às 11h00, e termina no dia 19 de Agosto.
O 2º turno é para as crianças entre os 7 e os 14 anos. Começa no dia 19 de Agosto e termina no dia 25.
[Texto integral na edição Nº 4663, 5 de Julho de 2007]
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
Falar de guerra nas páginas deste jornal pode parecer um contra-senso. Mas, no fundo, é um assunto que não devemos evitar e, muito menos, ignorar. Porque a violência é uma realidade presente no mundo e, tantas vezes, dentro da nossa própria casa. Seja pela janela da comunicação social, que traz até nós diariamente todos cenários internacionais de confronto, seja pela porta da nossa relação com os outros, familiares ou vizinhos, com os quais facilmente caímos em ruptura ou divergência. E é nossa obrigação, como homens e como cristãos, falar das guerras que fazemos e acompanhar os seus dinamismos, sobretudo, na tentativa de ajudar as suas vítimas, directas ou indirectas, desde os soldados que são enviados para o campo de batalha, até às vítimas inocentes dos combates.
E falar de guerra pode ser, também, falar de paz. Porque, infelizmente, essa é a última solução para combater algumas injustiças, defender causas humanitárias e restabelecer a paz. Seja numa acção directa contra os opressores e terroristas do mundo moderno, seja no apoio defensivo a quem precisa de ajuda para o exercício dos seus direitos fundamentais à justiça, à liberdade e à própria vida.
O Regimento de Artilharia n.º 4 está presente em Leiria há 80 anos. Já participou em muito desses conflitos mundiais, desde a I Guerra às campanhas do Ultramar. Continua, hoje, a preparar homens para o uso das armas, sobretudo, para uma presença de garantia de paz, em locais como Timor, Kosovo ou Iraque. E também para missões de paz no País e na região, como é a colaboração no combate aos incêndios, na solução de catástrofes e na reposição da ordem pública.
É, por isso, de justiça, o destaque que lhe damos nesta edição. Também pela relação que a Diocese mantém, ao longo dos anos, com esta instituição militar, nomeadamente através da presença do capelão. Também ele desempenha um papel de construtor da paz, na vida comunitária da unidade e no coração de cada militar.
[Edição Nº 4663, 5 de Julho de 2007]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |
A Escola de Formação Social de Leiria celebra, ao longo deste ano, o seu cinquentenário. Para celebrar a ocorrência, um diferenciado e animado programa está em execução, tendo as comemorações atingido o seu auge no passado dia 23 de Junho. Uma ocasião que O Mensageiro aproveitou para estar presente e conhecer melhor uma escola que, estando tão perto, parece ainda estar tão longe de nós. Do que ouvimos e do que vimos, fazemos reportagem nesta edição do nosso jornal.
[Edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: destaque
O MENSAGEIRO | | |
O programa Polis trouxe à cidade de Leiria melhorias significativas dos espaços públicos da cidade, razão pela qual a Câmara Municipal de Leiria pretende levar a efeito uma campanha de prevenção que vai ao encontro do número crescente de utilizadores destas zonas. De São Romão até ao Estádio Municipal, no percurso beira-rio, a cidade de Leiria qualificou-se e com o fluxo de peões que aproveitam estas áreas, a Câmara Municipal de Leiria irá assinar um “pacto cívico” com cerca de oitenta instituições do concelho, englobando escolas, associações juvenis, ambientalistas e empresariais, associações de pais, de forma a que as orientações da campanha de civismo designada “Leiria é a minha cidade” tenha efeitos junto das populações.
[Texto integral na edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
No âmbito do projecto de acreditação do Hospital de Santo André pela Joint Commission International, decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Junho de 2007, uma auditoria intercalar, de acompanhamento técnico, levada a cabo pelos auditores Thomas Kozlowski (administrador), Jilan Liu (médica) e Nellie Yeo (enfermeira).
Este foi mais um passo para a concretização de todo um trabalho de acreditação que tem vindo a ser efectuado naquela unidade hospitalar e que conduzirá o Hospital de Santo André à auditoria final, a realizar em Maio de 2008.
[Texto integral na edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
Cerca de uma centena de pessoas acedeu ao convite da autarquia para a apresentação do “Pré-Diagnóstico de Sustentabilidade” elaborado recentemente, no âmbito da implementação da Agenda 21 Local da Batalha (A21LB), que decorreu no auditório municipal, no passado dia 21 de Junho. A sessão iniciou com a exibição do filme/documentário “Verdade Inconveniente”, de Al Gore, ex-candidato à presidência americana. Um filme que alerta para o caos eminente que o aquecimento global está a provocar e para a necessidade de alterarmos rapidamente os nossos hábitos ambientais, sob pena de em menos de 10 anos começarmos a sofrer consequências terríveis e que poderão ser irreversíveis para a destruição completa do nosso planeta.
Com esta sensibilização inicial, foi depois apresentado o documento recentemente elaborado pelo grupo coordenador da A21LB, constituído pelo vereador do Ambiente e Juventude, Paulo Batista Santos, e a técnica de Planeamento Regional e Urbano, Rita Carmona, com a colaboração do Curso de Engenharia da Energia e Ambiente do ISLA e um fórum participativo de vários cidadãos locais.
[Texto integral na edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: sociedade
O MENSAGEIRO | | |
D. António Marto entrou oficialmente na Diocese no dia 25 de Junho de 2006. Um ano após ter tomado esta responsabilidade como Pastor, apresentamos uma revista sobre os principais passos que deu e a linha de acção que orientou as suas decisões pastorais.
Quisemos também saber como ele próprio analisa o decorrer deste ano e o que tem a dizer
à sua Igreja, na perspectiva do futuro. Considerando a diocese de Leiria-Fátima como “herdeira de um grande património espiritual”, sente, no entanto, o afastamento da prática religiosa, sobretudo por parte dos jovens, aos quais quer ajudar a “descobrir a beleza e a alegria da fé”.
Empenhado em conhecer bem este povo de Deus que lhe foi confiado, irá aproveitar o próximo ano para uma visita pastoral a cada uma das paróquias, onde irá privilegiar o contacto pessoal.
[Texto integral na edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: eclesial
O MENSAGEIRO | | |
Os clubes e a modalidade continuam em alta no panorama distrital e nacional. No Campeonato Nacional de Juvenis, que decorreu em Abrantes, nos dias 23 e 24 de Junho, a Juventude Vidigalense (JV) foi medalha de ouro em femininos e masculinos, enquanto que o Arneirense foi “prata” em femininos.
Os clubes do Distrito estiveram a um pequeno passo de dominar o pódio no sector feminino, o mais disputado da competição. A JV e o Arneirense terminaram com o mesmo número de pontos (79), tal como o Sp. Braga e o Clube de Atletismo da Marinha Grande (69). Com o número de vitórias individuais a servir de factor de desempate, coube à formação do norte arrecadar o “bronze”, em detrimento do colectivo que viajou da cidade vidreira. Já em masculinos, a JV não teve grandes dificuldades para levar a melhor sobre Sporting e Porto, “prata” e “bronze”, respectivamente.
A prestação individual dos jovens atletas foi notável. Os destaques vão para Irina Rodrigues (JV), que ao “ouro” no salto em comprimento e lançamento do disco, somou ainda a “prata” nos 100 metros e na estafeta 4x100 metros, e Eva Vital (Arneirense), que subiu a todos os lugares do pódio: 4x300 metros (1º), 200 e 300 metros (2º) e 4x300 metros (3º). A mesma proeza repetiu João Alexandre, no sector masculino. O atleta da JV foi medalha de ouro no salto em comprimento, “prata” nos 4x100 metros e “bronze” nos 4x300 metros. A fechar o quadro de destaques, Kevin Wilson (Bairro dos Anjos), foi primeiro classificado nos 300 metros e segundo no salto em comprimento.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
O Clube de Orientação do Centro (COC), Leiria, continua a dar que falar no panorama da modalidade, dentro e fora do País. Um “papa títulos” que não passa despercebido à Federação Portuguesa de Orientação, que chamou cinco atletas para as diversas provas internacionais que se aproximam.
Joaquim Sousa, vice-campeão nacional de sprint, no escalão sénior, é o primeiro a entrar em prova, no Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre, que se realiza na cidade ucraniana de Kiev, de 16 a 26 de Agosto. O atleta do COC é um dos quatro portugueses que vão defender as cores nacionais nesta grande competição.
Depois do 15º lugar conquistado no Campeonato da Europa de Jovens, que decorreu na cidade húngara de Eger, de 22 a 24 de Junho, Tiago Romão – campeão nacional de sprint – ruma agora até à cidade romena de Alba Iulia, para a Taça dos Países Latinos, de 30 de Agosto a 2 de Setembro. A campeã nacional de distância média, em juniores, Patrícia Casalinho, acompanha o seu colega de equipa na chamada à selecção nacional.
André Ramos é outro dos atletas do COC com possibilidades de participar numa prova internacional este Verão, já que é um dos suplentes na convocatória para o Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre.
Etiquetas: desporto
O MENSAGEIRO | | |
Portugal tem sofrido profundas e diversificadas alterações no âmbito do ensino e da educação. Cada governo que assume funções logo se agarra a este sector da vida social e estabelece um vasto conjunto de ideias e legislação. A educação é dos sectores que mais legislação tem tido no nosso país. Isso prova a sua importância e o seu valor.
Quem está atento sabe que muitas experiências têm surgido à sombra da legislação que vai aparecendo. Depois do florescimento das escolas privadas e das experiências de exames e provas globais, a discussão continua a centrar-se na busca de um ensino que seja cada vez mais eficaz e personalizado.
Quem está de fora vê a imagem que se tenta dar do ensino e das escolas e não se sente feliz. A série Morangos com Açúcar é uma deprimente tentativa de imitar outras séries e programas americanos, transpondo para o nosso contexto aspectos que lhe são estranhos.
Há cinquenta anos, como resposta a um apelo e uma preocupação da FAO, Leiria foi pioneira na novidade. Monsenhor José Galamba, homem culto e perspicaz, encabeçou um projecto que não foi fácil nem isento de trabalho… Contra os velhos do Restelo que não se cansaram de apontar e inventar historias sobre o padre que abria uma escola para meninas, Monsenhor José Galamba avançou destemido e fundou uma escola que havia de ser a salvação para muitas mulheres, condenadas ao isolamento rural e á mentalidade machista que dominava o país.
A mentalidade já é outra, mas a escola continua a manter-se viva e actual no contexto da nossa sociedade. Hoje a sua originalidade está no seu programa educativa, na sua coragem em defender valores e ideais que muitos querem fazer crer serem antiquados. Mas os que por ali passam sabem como, no final, quem sai a ganhar é quem teve a coragem de arriscar.
Nesta edição quisemos falar desta escola por estar a festejar o seu cinquentenário, mas sobretudo por ser uma pérola no mar confuso do ensino que temos em Portugal.
[Edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]
Etiquetas: editorial
O MENSAGEIRO | | |