<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Uma pérola no ensino

Portugal tem sofrido profundas e diversificadas alterações no âmbito do ensino e da educação. Cada governo que assume funções logo se agarra a este sector da vida social e estabelece um vasto conjunto de ideias e legislação. A educação é dos sectores que mais legislação tem tido no nosso país. Isso prova a sua importância e o seu valor.

Quem está atento sabe que muitas experiências têm surgido à sombra da legislação que vai aparecendo. Depois do florescimento das escolas privadas e das experiências de exames e provas globais, a discussão continua a centrar-se na busca de um ensino que seja cada vez mais eficaz e personalizado.

Quem está de fora vê a imagem que se tenta dar do ensino e das escolas e não se sente feliz. A série Morangos com Açúcar é uma deprimente tentativa de imitar outras séries e programas americanos, transpondo para o nosso contexto aspectos que lhe são estranhos.

Há cinquenta anos, como resposta a um apelo e uma preocupação da FAO, Leiria foi pioneira na novidade. Monsenhor José Galamba, homem culto e perspicaz, encabeçou um projecto que não foi fácil nem isento de trabalho… Contra os velhos do Restelo que não se cansaram de apontar e inventar historias sobre o padre que abria uma escola para meninas, Monsenhor José Galamba avançou destemido e fundou uma escola que havia de ser a salvação para muitas mulheres, condenadas ao isolamento rural e á mentalidade machista que dominava o país.

A mentalidade já é outra, mas a escola continua a manter-se viva e actual no contexto da nossa sociedade. Hoje a sua originalidade está no seu programa educativa, na sua coragem em defender valores e ideais que muitos querem fazer crer serem antiquados. Mas os que por ali passam sabem como, no final, quem sai a ganhar é quem teve a coragem de arriscar.

Nesta edição quisemos falar desta escola por estar a festejar o seu cinquentenário, mas sobretudo por ser uma pérola no mar confuso do ensino que temos em Portugal.

[Edição Nº 4662, 28 de Junho de 2007]

Etiquetas: