<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Valorlis faz balanço muito positivo

“O balanço do projecto de compostagem doméstica é muito positivo e os participantes estão já a utilizar os compostores, com resultados muito satisfatórios” é a conclusão do estudo realizado pela Sociosistemas para a Valorlis, na altura em que arranca a segunda fase do projecto.

O estudo, realizado com base em inquéritos telefónicos a todos os munícipes que receberam os compostores domésticos, concluiu que 90% dos participantes está a utilizar correctamente os compostores e a aguardar o primeiro composto. A maioria dos inquiridos considera que as acções de formação, realizadas em parceria com as juntas de freguesia dos seis concelhos da área de influência da Valorlis, são muito importantes e esclarecedoras.

“O estudo realizado permite-nos concluir que o projecto de compostagem doméstica está a ser um verdadeiro sucesso. A grande adesão dos munícipes às acções de formação está agora a traduzir-se na correcta utilização dos compostores com resultados muito motivadores, para os participantes e para a Valorlis”, adianta Miguel Aranda da Silva, administrador-delegado da Valorlis.

Cerca de 98% dos munícipes que assistiram às acções de formação de compostagem doméstica não solicitaram acompanhamento posterior, o que revela o sucesso e eficácia destas acções. “A divulgação feita pelas juntas de freguesia é, sem dúvida, uma mais-valia para este projecto, na sensibilização dos munícipes que acabam, eles próprios, por divulgar o projecto junto dos seus vizinhos”, comenta Miguel Aranda da Silva.

Na primeira fase do projecto foram entregues cerca de 2.200 compostores e, no dia 31 de Outubro, teve início a nova temporada de acções de formação de compostagem doméstica, que decorreu na Junta de Freguesia de Golpilheira, e que prevê a entrega de mais 3.250 compostores.

Existem já algumas acções de formação previstas para esta fase do projecto, que se realizarão nas freguesias dos concelhos Leiria (Monte Real, Cortes, Carvide e Souto da Carpalhosa); Ourém (Nª Sra. das Misericórdia e Freixianda); Pombal (Pombal e Guia) e Porto de Mós (Juncal e Pedreiras). Nesta segunda fase já foram realizadas acções de formação no concelho da Batalha (Batalha e Golpilheira).

“Os cidadãos só têm a ganhar com a colocação de resíduos no compostor doméstico, pois estão a contribuir para a reciclagem de matéria orgânica, que consiste no aproveitamento de restos de comida e resíduos das hortas e jardins. Além disso, beneficiam da utilização de um fertilizante natural rico em nutrientes a que se chama composto, que se obtém da transformação dos resíduos biodegradáveis”, acrescenta Miguel Aranda da Silva.

Os compostores domésticos são entregues, gratuitamente, aos munícipes da área de influência da Valorlis, que possuam moradias unifamiliares com espaço exterior, e que participam, de forma voluntária, nas acções de formação.

Etiquetas: