<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Alcobaça quer sair de Leiria/Fátima

O presidente da Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo de Leiria/Fátima (ERTLF), Luís Miguel Sousinha, revelou à Agência Lusa que o município de Alcobaça manifestou vontade de abandonar este organismo. “É uma situação que lamento, mas compreendo”, afirmou o responsável, adiantando ter sido informado pela autarquia deste desejo na semana passada, ao mesmo tempo que lhe foi comunicada a provável integração do concelho de Alcobaça no Turismo do Oeste. “A estratégia que o município de Alcobaça tem para o turismo tem muito a ver com aquilo que foi definido pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo para o Oeste”, admitiu o presidente da comissão instaladora.

Luís Miguel Sousinha afirmou que a nova lei das Entidades Regionais de Turismo “veio provocar cisões”, uma situação que considerou não teria acontecido “se se tivessem ouvido as partes interessadas”, adiantando que “haverá outras situações semelhantes a nível nacional”.

Questionado sobre se esta decisão não coloca em causa o trabalho das últimas décadas na promoção do circuito turístico no eixo Nazaré/Alcobaça/Batalha/Fátima, Luís Miguel Sousinha disse acreditar que “não é por estar numa ou noutra entidade que se vai deixar de fazer este trabalho”, pois “o turismo não tem fronteiras”.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, confirmou a intenção de deixar o Turismo de Leiria/Fátima e de integrar o Turismo do Oeste. “É uma questão de lógica e não de afinidade”, referiu o autarca, acrescentando “não saber se é possível” a integração noutra área promocional do turismo e manifestando o seu desagrado face ao recuo do Governo de extinguir a Região de Turismo de Leiria/Fátima.

Permanece a dúvida sobre o que decidirá a Câmara da Nazaré, concelho rodeado pelo município de Alcobaça. O presidente da autarquia, Jorge Barroso, disse estar a “estudar o assunto”, garantindo uma tomada de posição até ao final deste mês, que terá em conta “a defesa dos superiores interesses do concelho”.

Já o presidente da Região do Turismo do Oeste, António Carneiro, lembrou que a decisão tem de passar pelo crivo do Governo, a quem compete alterar o anexo do decreto-lei das novas entidades do turismo. Ainda assim, não tem dúvidas de que seria “uma grande mais-valia para o Oeste”, mas considera seja qual for o desfecho da situação, “Oeste e Leiria/Fátima são duas regiões intimamente ligadas”.

Etiquetas: