<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Igreja doméstica

Desde sempre considerada o berço da sociedade e tratada como núcleo fundamental da construção do futuro, a família está actualmente a ser posta em causa. As políticas europeias e mesmo mundiais, propositadamente encetaram há alguns anos uma investida contra a família, porque reconheceram nela a única força capaz de se opor e fazer gorar os anseios dos políticos e das estruturas comerciais. Uma série de políticas anti-familia compõem agora o tecido das várias constituições nacionais e também da europeia.

A Igreja continua a ser a voz profética reafirmando e revalorizando a família. Contra tudo e contra todos, ela não deixará de falar e apontar a importância da família na construção das sociedades futuras e não deixará nunca de criticar as políticas que pretendem destruir aquela que, sendo a célula da sociedade, é também a verdadeira “Igreja doméstica”.

No espaço de 30 anos a sociedade portuguesa mudou radicalmente a sua forma de entender e de viver a família. Passa actualmente uma série na RTP que retrata de forma magistral o que era a família na década de 70 (Conta-me Como Foi). Aí encontramos retratado o choque que a revolução de Abril significou em termos familiares. Por influência de múltiplos factores, a família actual é esquecida e por vezes até combatida, de forma velada ou despeitada, como se ela fosse o verdadeiro inimigo a abater. O combate é feroz, mas a defesa também o é.

Queiramos ou não, a família continuará a ser o berço das aprendizagens e será sempre o lugar de encontros e desencontros, o lugar onde se formam os homens de amanhã e onde a sociedade futura terá a sua génese. O leite que se bebe na infância marca de forma definitiva o homem que cresce e se forma para o amanhã. E um dia, mais cedo ou mais tarde, todos reconhecem que precisam voltar ao seio materno. Contra todos os combates, velados ou revelados, a família continua a ser a verdadeira pequena-grande instituição das sociedades.

Mas porque acreditamos que ainda é possível salvar esta estrutura basilar da sociedade, O Mensageiro quer contribuir para alertar as consciências e se possível incentivar a que o povo português se não deixe conduzir e dominar por pessoas que apontam caminhos que serão a destruição da própria nacionalidade. Em tempo de férias, um tema para ser reflectido, conversado e planificado.

[Edição de 17 de Julho]

Etiquetas: