<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/38508230?origin\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 

Desemprego e Direito ao Trabalho

No seguimento do Ciclo de Colóquios “Direitos Humanos e Realidades Actuais”, realiza-se a 20 de Junho, no Auditório do Seminário de Leiria, um colóquio sobre assuntos sociais relativo a um tema da maior actualidade: Desemprego e Direito ao Trabalho. É dos temas mais candentes da sociedade portuguesa e interessa a todos, trabalhadores, patrões e simples cidadãos. Apesar de uma pequena redução, o desemprego mantém-se a um nível muito alto, ultrapassando, em muito, 400.000 portugueses. Sabendo que, para muitos, desemprego é igual a pobreza, não só do trabalhador como da família, encontramos a medida exacta do problema.

A Doutrina Social da Igreja tem-se debruçado largamente sobre a matéria e classifica o desemprego como uma “verdadeira calamidade social”.

Também a nossa Constituição proclama segurança no emprego, proibindo os despedimentos sem justa causa e afirmando que todos têm Direito ao Trabalho. A realidade, porém, é outra, o trabalho precário generalizou-se e adensam-se as preocupações sobre uma maior facilidade de despedimentos no novo Código do Trabalho.

Para a explanação desta temática e tendo também em conta a situação na nossa região, e em particular da nossa diocese, contamos com dois reputados especialistas: Dr. Acácio Catarino.

Sociólogo, especialista em matéria de emprego e formação profissional, foi docente da Universidade Católica, do ISCTE e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Desempenhou diversos cargos públicos a nível nacional e local, tendo sido Secretário de Estado da População e Emprego, e Consultor do Presidente da República. Também estará presente Eduardo Silva, Presidente da Junta da Freguesia de Gaeiras, Óbidos, e membro da respectiva Assembleia Municipal. Foi responsável pelos Centros de Emprego de Caldas da Rainha, Alcobaça e Marinha Grande. Foi Director do Centro de Emprego de Leiria.

Etiquetas:

0 comentários