<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Da morgue para o estádio

Foi um dos assuntos mais mediáticos da última semana, com honras de destaque em jornais e revistas nacionais. A escola dos Marinheiros, na freguesia dos Marrazes, precisa de obras urgentes e a Câmara pediu à paróquia que disponibilizasse um espaço para acolher temporariamente as crianças das Actividades de Tempos Livres (ATL). O local encontrado foi o de duas salas onde normalmente se faz o velório dos defuntos, apenas “meia dúzia por ano”, como explica o padre Augusto Gonçalves, que foram preparadas convenientemente e delas retirados todos os elementos que pudessem ser susceptíveis de incomodar o ambiente de brincadeira dos mais novos.

A solução encontrada parece ter recebido o acordo dos pais e encarregados de educação, mas o que é certo é que, na hora de abrir para o primeiro dia de funcionamento, o protesto fez-se ouvir, com algumas dezenas de pais a recusarem-se deixar os filhos no local. A PSP apareceu para acalmar os ânimos e as televisões, rádios e jornais nacionais vieram atrás. O problema é tão banal como a falta de condições nos espaços destinados a receber crianças, tantos no concelho a precisar de um olhar atento... mas o insólito de se tratar de uma ex-casa mortuária deu a este caso o mediatismo que outros não merecem.

Entretanto, a Câmara já informou que foi encontrada uma solução nas instalações do estádio municipal de Leiria, com “consenso entre todos os parceiros envolvidos, nomeadamente, Câmara Municipal de Leiria, Junta de Freguesia de Marrazes, Agrupamento de Escolas e Associação de Pais”. Assim, prevê-se para a próxima semana a necessária adaptação do espaço, com colocação da logística necessária.

Etiquetas: