<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Rugby rima com Caldas

Com o recente “brilharete” de Portugal, a primeira selecção amadora a participar num Campeonato do Mundo de Rugby, a modalidade passou a andar de boca em boca. Vulgarmente apelidado de “violento”, é o espírito de equipa que o distingue das restantes modalidades. Com cerca de uma década de história, o Caldas Rugby Clube (CRC) é o único inscrito, do distrito de Leiria, na Federação Portuguesa de Rugby.

Motivar uma equipa que soma três derrotas no Campeonato Nacional da I Divisão, a última das quais por 8-86, na deslocação ao reduto do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, não é tarefa fácil, no entanto, o técnico espanhol Patrício Lamboglia prefere destacar outros valores. “São miúdos – média de idades a rondar os 20 anos – que ficam chateados por perderem por diferenças tão grandes, mas que são lutadores e empenhados, dentro e fora do campo”, refere. Praticante durante 16 anos, há quatro que assumiu o comando da equipa sénior do CRC. Experiência que o leva a contrariar a imagem que o público tem da modalidade. “O espírito de equipa é o emblema do rugby”, destaca.

Em sintonia com o seu colega, António Pinto treina, também há quatro anos, a equipa de Sub-12 do clube das Caldas da Rainha. “A cultura aqui é completamente diferente. Não há vedetas como no futebol”, adianta. O amor à modalidade é, para o técnico, o que move os seus pupilos. “Os meus atletas praticam porque o pai, o tio ou outro familiar foram praticantes e, por isso, é uma herança que receberam”, refere.

Fundado a 13 de Março de 1998, o CRC tem cerca de 100 atletas, distribuídos pelos escalões seniores, juniores, juvenis, infantis e benjamins.

Etiquetas: