<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Mensagem de Natal

Na solenidade do Natal do Senhor, celebramos a festa da Sagrada Família. Os dois esposos, Maria e José, acolhem e envolvem na sua ternura Jesus, o Filho de Deus, anunciado pelos Anjos como o Salvador. O Menino, que lhes nasceu e que contemplam em seus braços, ilumina-os e enche-os de felicidade. Ele, que veio para todos nós, ilumine também, com a sua luz, a vossa família.

Neste Ano Pastoral, a Diocese dedica-se, particularmente, a apreciar e saborear a ternura de Deus nos dons do acolhimento e da vocação, para tomar novo fôlego e consolidar novos dinamismos. Dirigindo-me especialmente às famílias, e sabendo como estão a ser duramente comprovadas, quero endereçar a cada uma este mesmo convite: redescobri a beleza e a bondade da família como expressão particular da ternura de Deus no mundo! Retomai novo fôlego!

Foi com todo o amor que Deus criou o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança, e os acolheu ternamente, cheio de encanto e deslumbramento, vendo “que tudo era muito bom e belo” como diz o texto bíblico (Gn 1,31).

Criando-os à sua imagem e semelhança, Deus inscreveu no coração de cada homem e de cada mulher a capacidade de amar, de acolher. Esta é a vocação do casal humano, na conjugalidade quotidiana das vidas: como escreveu o saudoso Papa João Paulo II, Deus que chamou os esposos «ao» matrimónio, continua a chamá-los «no» matrimónio (FC 21).

É por desígnio de Deus que a vossa comunhão conjugal se torna fecunda e também os vossos filhos recebem, com o dom da vida, a preciosa vocação à família, para que nela cresçam e se desenvolvam. É vontade de Deus que a família se realiza numa teia harmoniosa de laços conjugais, parentais, filiais e fraternos, e que a humanidade se torne uma família de famílias. A beleza da família sobressai, de modo especial, como “berço da vida e do amor” e como “lugar primário da humanização da pessoa e da sociedade”.

Neste dia da Sagrada família, convido-vos a descobrir o amor de Deus que se assinala e se diz no afecto que demonstrais uns aos outros e quereis melhorar na vivência quotidiana dos laços familiares. A vossa felicidade passa obrigatoriamente por aí. Parafraseando João Paulo II, digo a todos: Deus que vos chamou à família, continua a chamar-vos na família. É preciso dizer, em cada dia, o próprio “sim” a esta vocação que Deus inscreveu na nossa natureza humana.

Que Deus Pai, Criador e autor da família, seja por vós acolhido e louvado. Que pelo seu Espírito encontreis a vossa alegria no serviço mútuo, generoso e dedicado; que o vosso testemunho transvaze para os outros, na Igreja e na sociedade, e sobretudo na vossa paróquia, na participação alegre e comprometida na acção organizada, de família a família, a que chamamos pastoral familiar. Que o Senhor Jesus, o Filho de Deus feito homem, que abraçou a vocação familiar e tornou Sagrada a Família de Nazaré, abençoe e santifique também a vossa família.

Com votos de Feliz Ano 2008, saúdo-vos com fraterno afecto.
† D. António Marto

Etiquetas: