<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Associação Portuguesa de Deficientes

Porque recentemente celebramos o dia da pessoa com deficiência queremos começar com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD). A sua actividade centra-se na promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal. Baseada no princípio de que as pessoas com deficiência são os peritos em matéria de deficiência, que conhecem melhor que ninguém, os problemas que enfrentam e as soluções para os ultrapassar, a APD não limita a sua acção à denúncia das situações de discriminação de que são objecto estes cidadãos. Analisa, dá pareceres, apresenta soluções, de forma a influenciar as medidas e políticas em matéria de deficiência.

A APD é uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência e pretende agregar todas as pessoas com deficiência, independentemente das deficiências, causas e origens. Tem implantação nacional, através das suas 20 estruturas regionais. É membro fundador da DPI – Disabled Peoples’ International, da CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e da FDLP – Federação das Associações de Deficientes de Língua Portuguesa. A APD está ainda filiada na Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e na ANDDEMOT – Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores

Em Leiria a delegação distrital está na Marinha Grande Tel/Fax 244 569130 Travessa Vieira de Leiria, 15 - 2430-276 Marinha Grande (www.apd-leiria.rcts.pt).

O actual presidente nacional, Humberto Santos, veio recentemente denunciar a forma injusta com que os deficientes são tratados no nosso país, sobretudo nas questões laborais: “A lei existe e é para cumprir. Ou a questão do acesso ao emprego é encarada de uma forma transversal por toda a administração pública ou então nada muda de substancial. O problema não fica resolvido com boas vontades pontuais. “Até porque já sabemos o resultado de 30 anos de uma política de boas vontades. Há situações de incumprimento pela falta de contratação mas há também casos de integração de pessoas com deficiência à margem dos concursos, com recurso a avenças e outro tipo de contratos. Há a questão das acessibilidades e do transporte para edifícios públicos, muitos não preparados para tal”. Humberto Santos defende ainda que a quotização “não é a solução para as empresas”, que “são mais sensíveis aos incentivos fiscais”.

Etiquetas: