<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Violência zero

Camuflados e devidamente armados os “soldados” defrontam-se. A causa é comum e a guerra a fingir. Chama-se paintball e é um desporto cada vez mais procurado. Aliviar do stress do dia-a-dia e desenvolver uma mente estratega, são alguns dos motivos que mobilizam os amantes da modalidade. Vem Morrer Connosco (VMC) é a equipa que representa a Paintugal – Associação de Portugal de Paintball no distrito de Leiria.

“Rejeitamos toda e qualquer atitude de violência, racismo ou fundamentalismo”, começou por adiantar Fernando Oliveira, líder da VMC. Para Woly – “nome de guerra” – este desporto tem, acima de tudo, uma “função formadora de espírito de equipa, entreajuda, boa disposição, desportivismo e respeito por colegas e adversários.”
A adrenalina é uma constante, por isso, não é de estranhar que quem experimenta, fique imediatamente rendido. “Quem não se lembra de brincar aos cowboys ou aos polícia e ladrões? O objectivo do jogo é exactamente o mesmo. A diferença é que já não somos crianças, mas o espírito continua cá”, referiu.

“VMC… várias vezes ao dia”
Este é o lema da equipa leiriense, composta por oito elementos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Fernando Oliveira é o mais velho do grupo, cujas residências estão centradas nos municípios de Leiria, Batalha e Marinha Grande, onde se desenrolam a maioria das batalhas.
Com apenas um ano de existência o VMC é já o representante da Paintugal no Distrito, onde tem desenvolvido ainda campanhas de promoção junto das escolas. Com cerca de 4000 associados, a instituição nacional aguarda a constituição e oficialização como Federação Portuguesa de Paintball.

Equipamento
Para entrar no mundo do paintball os praticantes não têm a obrigatoriedade de ter equipamento próprio, já que o podem alugar. Ainda assim, e caso pretendam fazê-lo, o mesmo, que inclui essencialmente protecções, ronda os 160 euros

Campo(s) de tiro
A Mata dos Marrazes foi, no dia 27 de Outubro, cenário de uma das quatro provas promovidas pela Paintugal e que contou com cerca de 70 participantes. “Este é, tal como todo o Distrito, uma zona privilegiada para a prática da modalidade. A região de Leiria é, aliás, das mais elogiadas pelos praticantes”, adiantou Woly.

Etiquetas: