<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

Fátima, uma mensagem... não uma casa

Na semana em que Fátima esteve no centro das atenções, muito se disse e se fez sobre os aspectos administrativos, jurídicos e técnicos que fazem parte do Santuário que quer ser altar do mundo. No meio de tantos dizeres, pouco se ouviu sobre a verdade de Fátima: a mensagem e o significado para os tempos que correm. Por isso, não admira que tenhamos ouvido pessoas a falarem de Fátima quando se professam ateus ou agnósticos. Poderão efectivamente ser peritos na diplomacia, na retórica e nas questões politicas e sociais… mas temos dúvidas que a sua palavra tenha o mesmo valor, quando se fala de questões que só a fé pode compreender, e explicar.

Parece que, por exemplo, ninguém se lembrou que os acontecimentos de Fátima, esta semana, estão na antecâmara do dia Mundial das Missões, que se celebra no próximo domingo. Uma coincidência que poderá muito bem servir de ponte para que se fale de Fátima numa outra perspectiva, capaz de dar luz e de ajudar a compreender muito do que agora se inaugurou oficialmente.

Fátima é mais, muito mais, que um fenómeno social e deve ser entendido antes de mais como fenómeno que pertence ao espólio da fé. Mais do que estruturas, edifícios, dinheiros ou rituais, Fátima é um local de encontro com Deus e é Palavra Evangelizadora. Não perderíamos muito tempo em discussões colaterais se entendêssemos Fátima na perspectiva da Evangelização. E na verdade o que ali aconteceu, e continua a acontecer, é um desafio para a modernidade. O apelo à conversão, o desafio à oração e a insistência no retorno a Deus, valem todo o esforço, todo o investimento e todo o aparato técnico que fizeram eco nestes dias. Afinal de contas, em última análise, sou eu e é cada um de nós, com a nossa história pessoal, que se “joga em Fátima”. É mesmo o futuro da humanidade que está em causa. Um mundo mais justo, mais humano, mais solidário e mais próximo de Deus, é a proposta que Fátima nos deixa em cada dia e em cada tempo. Este desafio está para lá de toda a construção e para lá de toda a polémica.

Como diz o Papa Bento XVI na mensagem para o dia Mundial das Missões “Todas as Igrejas para o mundo inteiro”, ou seja, o mundo inteiro está a precisar da Igreja, de que as igrejas construídas são apenas uma necessidade e uma parte. Pouco se disse sobre o acordo que no mesmo dia 13 de Outubro algumas igrejas cristãs fizeram no sentido de reatar a comissão para o ecumenismo e diálogo inter-religioso. Mas aconteceu… enquanto em Fátima se inaugurava a grande igreja.

Nesta edição quisemos juntar os dois acontecimentos, para que ninguém se esqueça que Fátima é primeiramente uma mensagem, um desafio… uma missão.

[Edição Nº 4677, 18 de Outubro de 2007]

Etiquetas: