Museu do Vinho em rotas nacionais
“É necessário integrar o Museu Nacional do Vinho na rota dos vinhos do País”, afirmou Jaime Silva, ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, durante a visita ao museu, no dia 13 de Abril, em Alcobaça. Esta visita teve como principal objectivo encontrar uma melhor estratégia para a gestão do Museu, tarefa que, segundo o Ministro, “apenas é possível com o conhecimento do espaço”. Acompanhado pelo presidente da Câmara local, Gonçalves Sapinho, e o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, António Rego, o ministro afirmou que “o Ministério da Agricultura não tem vocação nem especialistas capazes de gerir o Museu”, pelo que a sua recuperação passará por uma “parceria com autarquia, ou acordos com privados”. Ainda segundo Jaime Silva, “os museus do vinho não podem ser museus do Ministério, mas dos produtores de vinho, uma vez que tanto o Ribatejo como o Oeste começam a ter produtores e transformadores capazes de avançar com estes projectos”.
A autarquia alcobacense, no seguimento de contactos encetados já em 2002 com a Região de Turismo de Leiria Fátima e a Direcção do Instituto do Vinho, mostra-se disponível para essa parceria e considera “gratificante ter uma riqueza museológica reconhecida pelo Ministério”.
O ministro adiantou mesmo uma possível forma de sustentabilidade do espaço, considerando que seria “um óptimo local para a construção de um bom restaurante”, que potenciasse, além da gastronomia, o conhecimento da riqueza histórica e a comercialização e divulgação dos produtos do concelho e da região.
A autarquia alcobacense, no seguimento de contactos encetados já em 2002 com a Região de Turismo de Leiria Fátima e a Direcção do Instituto do Vinho, mostra-se disponível para essa parceria e considera “gratificante ter uma riqueza museológica reconhecida pelo Ministério”.
O ministro adiantou mesmo uma possível forma de sustentabilidade do espaço, considerando que seria “um óptimo local para a construção de um bom restaurante”, que potenciasse, além da gastronomia, o conhecimento da riqueza histórica e a comercialização e divulgação dos produtos do concelho e da região.
Etiquetas: sociedade