<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38508230\x26blogName\x3d%5BO+MENSAGEIRO+-+94+anos+de+(in)forma%C3%A7%C3%A3o%5D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornal-omensageiro.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornal-omensageiro.blogspot.com/\x26vt\x3d5933915497964860652', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
 

“Sinal de passagem de nível”

Foi inaugurada a nova Casa Mortuária de Leiria, no passado dia 9 de Fevereiro.
A construção é o resultado de um programa operacional da Região Centro, com o apoio do Programa Polis. A construção esteve a cargo da construtora Ramos Catarino S.A. e o projecto é da autoria do arquitecto Rui Ribeiro.

Estiveram presentes nesta inauguração figuras notórias, entre as quais, a Presidente da Câmara Isabel Damasceno e o Bispo Diocesano D. António Marto.

Esta nova Casa Mortuária tem um grande significado para Leiria, segundo D. António Marto, “Sinal de passagem de nível: Pare, Escute e Olhe. Aqui se pára, para a última despedida dos nossos mortos, pessoas que partilha connosco as suas alegrias e as suas tristezas. Escutar a voz do silêncio, escutar a outra voz que vem da outra margem, outro lado. Olhar a vida com uma nova luz, outra dimensão da vida. A vida não vale pela duração, mas pela importância que lhe damos.”

Isabel Damasceno lembrou que “os momentos de morte são momentos difíceis para as pessoas que ficam, são momentos que necessitam de comodidade, de um lugar simples, sem luxo, e é o que esta casa representa.

Esta obra teve em conta os fins ambientais, está localizada junto ao cemitério, considerado o espaço mais indicado. Tem presente uma qualidade arquitectónica única, ímpar, com criatividade e qualidade.”

A Casa Mortuária já se encontra aberta desde o dia 12 de Fevereiro de 2007. Há, no entanto, um vasto número de aspectos litúrgicos que falta adaptar, uma vez que o espaço se destina maioritariamente à celebração litúrgica.

Etiquetas: